Antigamente, todos os alunos sofriam quando tinham trabalhos escolares. Eles sempre se dirigiam às bibliotecas, pegavam livros e, caso não tivesse os que queriam, deveriam ir atrás de outra e assim por diante. Era difícil o acesso à informação! Hoje, no entanto, está muito fácil.

A internet facilita a pesquisa para crianças, adolescentes, adultos ou idosos! Não há complicações. Sem dizer que podemos encontrar qualquer coisa que queremos na internet, simples assim. Há blogs e sites para tudo, então, você nunca mais ficará na mão em uma pesquisa.

No entanto, isso também é um problema! Por ter centenas e milhares de blogs falando da mesma coisa, é difícil realmente saber quais são as fontes mais confiáveis, pois nem sempre o conteúdo é escrito por profissionais, como os livros de biblioteca. Então, como se precaver destes problemas?

Dicas para fazer pesquisas na internet de qualidade

3 maneiras eficientes de pesquisar na internet

Para a sua sorte, mesmo com tantos sites e blogs com informações questionáveis, você pode fazer pesquisas de qualidade na internet e entregar um trabalho impecável ao seu professor. Com as nossas dicas, você saberá exatamente onde procurar seus assuntos.

Não se esqueça, também, que as bibliotecas continuam sendo ótimos lugares para pesquisas, podendo complementar sua busca!

1# – Google Acadêmico

Há uma área especial do Google chamada Acadêmico. Nele, estão presentes apenas trabalhos de pesquisas, como o próprio nome sugere. Então, você encontra diversos TCC de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado e pesquisas de empresas.

Assim, todas as informações contidas são de qualidade e o professor ficará maravilhado com a sua bibliografia após ver sua ótima busca! Mas como nem tudo são flores, é mais complicado achar informação no Google Acadêmico, pois os artigos são muito mais formais, costumam ser mais extensos e são cheio de estatísticas.

Você precisará, então, pegar todas as informações e transformar para o seu trabalho, utilizando apenas o que há de mais importante e de maneira mais controlada, sem dar o famoso ctrl+c e ctrl+v.

2# – Grandes portais

Os grandes sites famosos pela qualidade do conteúdo também são fontes confiáveis. Apesar de não serem tanto quanto o Google Acadêmico, ainda assim valem a pena, pois eles costumam pesquisar bastante antes de fazer as postagens.

O lado bom é que os textos já costumam vir com a linguagem mais simplificada, facilitando o entendimento e a elaboração do trabalho. Ao ler, rapidamente você capta a essência e transfere para o seu artigo da maneira que achar mais conveniente. O ColégioWeb é um deles!

3# – Autores com formação

Por fim, nem sempre os grandes portais têm as melhores informações, apesar de terem a credibilidade. Há profissionais que têm blogs apenas por prazer e estes escrevem sobre a sua profissão com os mínimos detalhes e cheios de qualidade.

Difícil é encontrar blogs destas pessoas, pois muitos escrevem apenas para ganhar dinheiro. Se você tiver tempo, faça uma boa pesquisa na internet para encontrar quem são estes autores mais desconhecidos, mas de qualidade, que podem te auxiliar na escola.

Quando encontrar algum, compare as informações dadas com outros locais, pois se mais de um dizer a mesma coisa, as chances de serem erradas são mais baixas.