Colégio Web

Saiba tudo sobre a carreira de terapeuta ocupacional

Publicidade

No seu início, a Terapia Ocupacional era um sinônimo de atendimento as pessoas portadoras de necessidades especiais e problemas psiquiátricos. Porém atualmente houve uma ampliação generosa deste conceito, e a terapia ocupacional começou a abranger todas as faixas etárias e grupos populacionais que são considerados como marginalizados e estigmatizados. Entre os exemplos comuns podemos citar os deficientes mentais, visuais, deficientes auditivos, menores carentes, idosos e também detentos.

O profissional terapeuta ocupacional é um profissional que faz a utilização de maneira específica das muitas modalidades de atividade humana, entre elas podemos citar o teatro, a música, a dança, as artes plásticas, os jogos e brinquedos, o trabalho profissional, entre diversas outras atividades com o objetivo de manter e recuperar a saúde. Junto da relação entre o terapeuta, o paciente e a atividade, a terapia ocupacional tem como objetivo levar o indivíduo a buscar por formas mais gratificantes de vida, sejam elas em pequenos grupos, ou mesmo na sociedade como um todo.

Quais são os campos de atuação destes profissionais?

Para estes profissionais os campos de atuação são inúmeros, entre eles podemos citar que o mercado de trabalho é composto de todos os serviços de saúde, bem como centros de reabilitação, escolas especializadas, centros de saúde, hospitais gerais ou mesmo especializados, presídios, hospitais comunitários, entre diversas outras coisas. Os lugares servem exclusivamente para se melhorar a convivência e tornar a mesma mais amigável e produtiva para as pessoas do meio, além disto, o profissional poderá atuar como docente nos cursos de graduação de Terapia Ocupacional e administração nas áreas de serviços de saúde.

No mercado, exceto a região Sudeste, existe uma grande demanda e oportunidades para estes profissionais em todo o Brasil, o que faz com que o profissional seja incluído no programa Mais Médicos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados