Colégio Web

Saiba tudo sobre a carreira de enfermagem

Este profissional é aquele que acompanha e cuida dos pacientes, prestando todo o tipo de suporte e garantindo a aplicação correta dos tratamentos médicos.

Publicidade

Quase em todas as vezes é o enfermeiro quem realiza os primeiros socorros e primeiros cuidados em pacientes acidentados ou mesmo pacientes em crise. É este profissional quem presta os primeiros socorros, realiza os curativos, e ainda administra os medicamentos bem como a coleta das amostras para os exames.

Saiba tudo sobre a carreira de enfermagem

Este profissional auxilia os médicos nas cirurgias, nos exames, tratamentos ou mesmo situações de recuperações em pós cirurgias.

O caminho mais natural seguido por este profissional é trabalhar em hospitais e clínicas médicas, nestes ambientes, os enfermeiros acabam atuando em unidades de pronto atendimento, realizando assim triagens e atuando juntamente com equipes médicas seguindo suas orientações.

Existem ainda outras áreas onde o enfermeiro poderá atuar, veja algumas delas em seguida.

O enfermeiro de assistência domiciliar

Este profissional cuida das duas próprias casas, pessoas que receberam alta de hospitais e ainda precisam de cuidados especiais durante a realização deste tratamento. É este profissional quem cuida de pessoas idosas, ou mesmo que tenham doenças crônicas mesmo nos períodos onde não estiverem mais doentes.

A Enfermagem de Resgate

Nesta área o profissional trabalha juntamente com diversos tipos de equipes de salvamento, prestando assim os primeiros socorros para vítimas tanto de calamidades como de acidentes leves e graves.

A Enfermagem de trabalho

Saiba tudo sobre a carreira de enfermagem

Nesta área, o profissional deverá atuar dentro de organizações, prestando assim o atendimento ambulatorial para os funcionários da empresa. Este profissional também deverá elaborar programas de prevenção da saúde, e deverá orientar os colaboradores de primeiros socorros.

A Enfermagem na área de ensino

Nesta área o profissional atua como professor nos cursos técnicos e faculdades, realizando assim palestras e cursos sobre cuidados com a saúde e com primeiros socorros.

Perfil do profissional e mercado de trabalho

O perfil do profissional envolve o cuidado com as pessoas, além de necessitar ser humanista, controlar as próprias emoções e ter um caráter prático.

No mercado de trabalho, a região Sudeste é onde se concentra o maior número de empregadores de enfermeiros no país, apesar disto existem diversas regiões no Brasil que possuem carência neste sentido.

Curso superior de enfermagem

Saiba que a graduação na área de Enfermagem poderá ser do tipo bacharelado ou mesmo licenciatura, tendo uma duração média de cinco anos, e é possível a cursar em modalidades tanto presenciais como á distância.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados