Colégio Web

Saiba mais sobre a carreira de museologia

Graduação exige que os estudantes tenham interesse por história, cultura e documentação.

Publicidade

Museologia é um curso superior que pode ser encontrado em diversas instituições, incluindo as públicas, o que acaba atraindo diversos estudantes. Mas, para trabalhar com este tipo de atividade, é importante gostar de coisas como classificação, documentação e conservação de documentos históricos.

Saiba mais sobre a carreira de museologia

Uma das principais preocupações dos profissionais que trabalham com museologia é preservar o patrimônio cultural de uma determinada região. Também é o profissional responsável pela gestão dos museus, organizando exposições e mostras de obras de arte ou de itens históricos. Mas estes profissionais também podem atuar em outras frentes, tais como sítios arqueológicos, centros culturais e memoriais.

Uma das principais áreas de conhecimento para os estudantes de museologia é a gestão, uma vez que estes profissionais, em diversos momentos da sua carreira, vão se ver diante da possibilidade de negociar, comprar e vender itens para enriquecer o acervo local.

Outro campo fundamental para o trabalho na área de museologia é o da história. Afinal de contas, grande parte dos itens que serão geridos acabam tendo uma determinada importância dentro de um contexto histórico, e os profissionais precisam saber exatamente o que eles significam, olhando justamente para o seu histórico.

Saiba mais sobre a carreira de museologia

O curso de graduação em museologia tem duração média de 4 anos. Dentre as disciplinas cursadas estão História da Arte, História Geral e do Brasil, e outras mais específicas, como Documentação Museológica e Gestão de Museus.

Dentre as principais atividades dos profissionais, destaque para: ações culturais, documentais, catalogação, conservação, exposição, memória empresarial, pesquisa e promoção das obras. Assim, o profissional pode optar por uma carreira mais focada nos objetos em si ou em outra que tenha amplo contato com o público, até mesmo ensinando-os um pouco sobre o que sabe.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados