A Biblioteconomia trata da tanto da classificação, quanto da organização, conservação e até da divulgação de acervos de bibliotecas, bem como de centros de documentação, em geral.

O profissional da área é o bibliotecário, que tem suas funções relacionadas à administração desses dados, processando e difundindo informação. É capacitado também para orientar a busca do visitante, em que obras procurar para obter o melhor resultado de uma busca e onde estão localizadas, dentro do acervo.

Além de toda a organização de jornais, revistas, documentos, filmes, fotografias, livros, vídeos e outros, o bibliotecário precisa saber como gerenciar sistemas de informação e trabalhar pela conservação de todos esses materiais e mídias, para que não se percam nem se deteriorem com o passar do tempo. Em resumo, o profissional de biblioteconomia é responsável por conservar parte das obras que carregam a história e o conhecimento produzido pelo ser humano.

Como visto, seu local de trabalho pode tanto ser uma biblioteca pública, quanto particular, arquivos, centros de cultura ou de memória, museus, editoras, hemerotecas, provedores de internet, organizações não-governamentais, associações, clubes, empresa de comunicação etc.

Biblioteconomia nos dias de hoje

Biblioteconomia

Atualmente, os profissionais desse mercado têm , cada vez mais, trabalhado no sentido de criar e estabelecer arquivos digitais, para consolidar dados em meios como computadores e afins. São utilizados, para esse fim, sistemas de informática e internet. Caso curse licenciatura, o bibliotecário poderá dar aulas em cursos técnicos, por exemplo.

O mercado está em franca expansão, haja vista que todas as escolas são obrigadas a conter uma biblioteca. Isso gerou um imenso número de vagas para tal profissional! São, atualmente, em todo o país, 21 mil bibliotecários, mas até 2020 – que é para quando a lei federal de 2010 determina a abertura das quase 93 mil bibliotecas escolares no país – para cerca de 180 mil.

As principais oportunidades profissionais para pessoas de biblioteconomia, ainda se concentram nos grandes centros urbanos do país, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Distrito Federal. O grande diferencial do perfil dessa área, entretanto, é o pequeno número de profissionais, o que acaba propiciando uma boa empregabilidade em qualquer ponto do território nacional.

Os vencimentos mensais da fase inicial de um bibliotecário gira em torno de  R$ 1.900,00, em levantamento realizado pelo Sindicato dos Bibliotecários do Estado de São Paulo. Para quem busca formação em biblioteconomia, as instituições de ensino superior de maior destaque são Universidade de Brasília – UnB -,  Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG –, Universidade Estadual Paulista – Unesp -, Universidade de São Paulo – USP.

No processo de obtenção do diploma de bacharel, o estudante deverá passar por disciplinas como língua portuguesa, história, língua inglesa e literatura. Já na parte das matérias mais específicas, são: história social do conhecimento, história social das bibliotecas, história social da biblioteconomia e história social da ciência da informação, formação de leitores, serviços de provisão e de acesso e arquitetura da informação, geração e organização de instrumentos de recuperação, indexação, entre outras.