Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta) revela alguns dados interessantes sobre o comportamento e as escolhas feitas pelos alunos que saem do país na busca por intercambio. De acordo com as informações divulgadas, o Canadá é o destino preferido dos brasileiros.

Pesquisa indica Canadá como destino predileto dos intercambistas brasileiros

A pesquisa contou com a participação de 6 mil pessoas, tanto estudantes quanto representantes de agencias e franqueadas. Além de escolher o Canadá, os estudantes brasileiros procuram mais pelos cursos de inglês no exterior do que qualquer outro curso oferecido pelas instituições de ensino. Além disso, a procura por uma formação acadêmica internacional aumentou ao longo do ano de 2018.

Um dos principais fatores para o aumento da procura na formação acadêmica internacional é a crescente quantidade de escolas internacionais e bilingues estabelecidas no Brasil, o que ajuda a aumentar a quantidade de estudantes brasileiros que acabam sendo aceitos no exterior.

Pesquisa indica Canadá como destino predileto dos intercambistas brasileiros

Uma outra informação levantada na pesquisa é que, entre todos os estudantes que viajaram para o exterior em 2018, 62% eram mulheres e 53,8% indicaram sua poupança própria como fonte financiadora – ou seja, pagaram pela própria experiência. Mesmo assim, 49,3% tiveram a ajuda de familiares para bancar os estudos em outro país.

Um aumento na idade média das pessoas que estão procurando por intercambio também acabou aparecendo na pesquisa. De acordo com os dados, no ano de 2018 a idade média foi de 23,9 anos. Os pais também estão preferindo investir em uma graduação internacional em vez de enviar seus filhos adolescentes para um intercâmbio de High School (colegial).