Quem disse que na dança não da pra seguir carreira? Com tantas profissões novas no mercado ela chegou com tudo e agora está presente até em cursos de graduação em várias universidades do Brasil.

O objetivo de um curso de Dança é formar pessoas capazes de disseminar conhecimento da dança em prol de uma educação humanizada e significativa. Mas, não basta só gostar de dança para seguir essa carreira, a pessoa terá de dominar conteúdos, habilidades e competências específicas de dança.

Mercado de Trabalho

Um futuro profissional pode atuar nas seguintes áreas:

Ensino: educação superior; cursos livres em academias, estúdios, escolas de dança, companhias de dança profissionais, clubes, fundações, empresas, espaços públicos, organizações não governamentais, projetos de inclusão social e ações positivas diversificadas, pode também optar por atuação autônoma;

Produção artística: dançarino-intérprete-criador, coreógrafo, diretor artístico, atuando em companhias de dança profissionais, corpos de baile, casas e espaços alternativos de espetáculo, teatros e espaços de interação social, lazer e cultura;

Na produção cultural: produção, formação e difusão artística e cultural (festivais, mostras e eventos de naturezas diversas); instituições públicas e privadas;

Construção de: pesquisas e estudos em dança e em educação, em linguagem do movimento, em documentação e história da dança, em cinesiologia, em novas tecnologias, estudos culturais, dentre outros;

Poderá, ainda, atuar em atividades ligadas à criação, performance e análise de dança, seja como coreógrafo, intérprete-criador, diretor, crítico ou outras funções ligadas à dança.

Formação

O curso de dança dura em média 4 anos, e os alunos terão noções básicas de fisiologia, anatomia, história e arte. E as matérias vão desde um balé clássico até as danças modernas.

Salário

O Salário médio inicial é de R$ 30,00 (hora/aula de 90 minutos). Para os bailarinos é contratados é de R$ 1.200 e para coreógrafos de R$ 2.500.