Estatuto da Criança e do Adolescente
ECA foi instituído pela Lei nº 8.069 no dia 13 de julho de 1990, e comemora 22 anos de existência. Saiba mais!
Por karen
, atualizado em
O Estatuto da criança e do adolescente (ECA) é constituído por um conjunto normas e medidas jurídicas, brasileiras, que visam proteger crianças de adolescentes de modo integral.
A lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 prevê o tratamento social e legal que deve ser oferecido às crianças e adolescentes de nosso país, sem distinção de raça, classe social, ou qualquer forma de discriminação, com uma série de direitos e deveres que assegura: direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Além de ressaltar toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa de até doze anos de idade incompletos e adolescentes entre doze e dezoito anos de idade.
Conscientização do Público
No ano de 2007 um projeto de lei foi aprovado determinando a inclusão do ECA nos currículos escolares no ensino fundamental. No entanto, na prática, é possível observar que muitas instituições de ensino não respeitam tal projeto e, deixam de incluir o tema aos conteúdos.
A conscientização da população, principalmente do público-alvo (crianças e adolescentes) é extremamente importante. É preciso mais veículos de comunicação que permitam conhecer, respeitar, valorizar e reivindicar os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Algumas entidades consideram a inclusão da lei a educação como um avanço por tornar o ECA mais conhecido pela sociedade. No entanto, os desafios são grandes por exigirem desde conhecimento por parte dos educadores, como mobilização dos gestores públicos.
O curso
O curso livre do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tem curta duração e é destinado a um público diverso que varia desde profissionais ligados a educação, assistência social, direito, psicologia, comunicação e outras diversas áreas. Tem por objetivo habilitar profissionais mais responsáveis ao que se refere ao sistema socioeducativo e aos direitos e deveres do público-alvo (crianças e adolescentes).
Conheça algumas áreas de atuação:
- Escolas
- Entidades
- ONGs
- Consultórios Psicológicos
- Comunicação
- Medicina
No iPED você tem a chance de realizar este curso e se manter atualizado na área. Acesse https://www.iped.com.br/direito/curso/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente e faça agora mesmo a sua matrícula escolhendo o plano que mais lhe agrada. Não perca essa chance!
Ótimos Estudos!



Confira as principais dúvidas que surgem ao elaborar um currículo
PepsiCo inscreve para programa de Trainee
Tenista
Universidade da Espanha oferece bolsa de estudo em curso de espanhol
Pescador