Colégio Web

Engenharia Automotiva: Saiba tudo sobre essa carreira

Profissão pode ser uma verdadeira realização para quem é apaixonado por carros.

Publicidade

Dentre todas as áreas da engenharia que estão disponíveis na hora da escolha para os estudantes que optam por essa carreira, a automotiva pode ser interessante para aqueles que desejam trabalhar especificamente com carros. Os profissionais que trabalham nessa área atuam desde da concepção até a montagem dos carros.

Engenharia Automotiva: Saiba tudo sobre essa carreira

A indústria automotiva é uma das que mais cresce no Brasil. Nos últimos anos, diversas empresas que ainda não fabricavam carros nacionais acabaram instalando suas plantas por aqui. Mesmo sendo uma área que acaba ficando bastante sensível em relação as crises, a indústria automotiva sempre é uma boa aposta.

O que faz?

Os profissionais que se formam em engenharia automotiva acabam sendo os responsáveis por planejar, projetar, construir e realizar a manutenção de automóveis e de seus componentes e sistemas. Mas eles não são requisitados apenas pelas fabricas de carro propriamente ditas, também podem trabalhar na indústria de peças e acessórios para estes carros.

Os engenheiros automotivos podem trabalhar nas unidades que fabricam ônibus, caminhões, motocicletas e até mesmo com veículos para uso na indústria e agricultura.

Mercado de trabalho

Engenharia Automotiva: Saiba tudo sobre essa carreira

Com o aumento da quantidade de empresas automotivas que estão atuando no mercado brasileiro, pode-se afirmar que essa é uma área que anda bastante aquecida, especialmente pela quantidade de outras empresas que acabam sendo atraídas por estas gigantes. Os engenheiros também podem atuar em empresas de transporte, ajudando a melhorar a logística.

Quanto ganha?

De acordo com pesquisas realizadas em relação aos salários que os profissionais ganham no Brasil, um engenheiro automotivo em começo de carreira parte, em média, dos R$ 4 mil. Com experiência de 8 a 10 anos, este profissional pode chegar a ganhar cerca de R$ 15 mil, especialmente quando assume cargos de chefia em empresas de grande porte.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados