Assim como ocorre com os engenheiros, este profissional acaba por encontrar um espaço na indústria ou em laboratórios de análises clínicas, bem como consultórios, hospitais, unidades de saúde ou ainda órgãos públicos, como secretarias de saúde por exemplo. É ele quem cuida da instalação, da calibração e da aquisição das peças de reposição, manuseando os equipamentos e assessorando a administração do local para adquirir novas máquinas. Este profissional poderá ainda se dedicar á vistoria e a emissão dos laudos técnicos. No caso da indústria, este profissional deverá lidar com a venda, bem como a instalação e manutenção dos equipamentos que forem vendidos.

Confira a carreira de Sistemas Biomédicos

Sobre a grade curricular do curso

Este curso conta com uma grade curricular bastante semelhante ao curso de Engenharia, mescla ainda as disciplinas de ciências exatas com outras de biológicas e da saúde. As matérias da área de administração também fazem parte do currículo do curso. Desta forma além dos sistemas mecânicos, a área de eletrônica, eletricidade e física, o aluno acaba por estudar anatomia humana, gestão de segurança, administração hospitalar e ética. Algumas instituições que oferecem este curso exigem estágio e trabalho de conclusão de curso.

No caso do curso oferecido por exemplo pela Unifesp, informática em saúde, é possível capacitar o aluno para atuar na área de tecnologia da informação, bem como da comunicação aplicada a saúde, envolvendo entre outros conhecimentos, o desenvolvimento, e a avaliação dos sistemas de informação em saúde, a telemedicina e o processamento das imagens médicas.

A duração média do curso é de três anos.

Os melhores cursos são oferecidos pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, bem como a Faculdade de Tecnologia de Bauru, além da Universidade federal de São Paulo e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.