O programa Jovem Aprendiz é uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho, oferecendo a jovens de 14 a 24 anos a oportunidade de adquirir experiência profissional enquanto continuam estudando. Empresas de médio e grande porte são obrigadas por lei a contratar jovens aprendizes, o que aumenta as chances de ingresso para muitos candidatos.

Como se Tornar um Jovem Aprendiz: Dicas e Orientações

Para se tornar um Jovem Aprendiz, é essencial seguir algumas etapas importantes:

• Verifique os Requisitos: Certifique-se de que você atende aos critérios de idade e escolaridade. Normalmente, é necessário estar matriculado no ensino fundamental ou médio, ou já ter concluído o ensino médio.
  • Prepare seu Currículo: Um currículo bem elaborado é crucial. Inclua informações básicas, sua escolaridade e quaisquer cursos ou atividades extracurriculares relevantes. Destaque habilidades como comunicação, trabalho em equipe e disposição para aprender.
  • Pesquise Vagas: Utilize plataformas de emprego, como a Catho, além de sites de empresas que oferecem o programa Jovem Aprendiz. Fique atento às datas de inscrição e requisitos específicos de cada vaga.

Como se Tornar um Jovem Aprendiz: Dicas e Orientações

• Faça a Inscrição: Após encontrar vagas de interesse, siga as instruções para inscrição. Muitas vezes, é necessário preencher formulários online e enviar o currículo.
  • Prepare-se para a Entrevista: Se selecionado, você será chamado para uma entrevista. Pesquise sobre a empresa, vista-se adequadamente e esteja preparado para falar sobre suas habilidades e interesses.
  • Aproveite as Oportunidades de Treinamento: Empresas que contratam jovens aprendizes oferecem treinamento prático e teórico. Aproveite essas oportunidades para aprender e desenvolver suas habilidades.