“Profissional especializado em gestão e acompanhamento de carreiras”

Atualmente não existe mais aquele negócio de estudar pra somente para ser médico ou advogado, as profissões estão crescendo cada vez mais, e tomando rumos bastante diferentes. O que pensávamos ser besteira e não valer de nada, hoje em dia é uma profissão muito reconhecida no mercado.

Dentre tantas novas funções, hoje nos vamos falar sobre o Coaching de Carreira, essa é a profissão do momento. O nome é meio complicado, mas o cargo desse profissional é muito importante para ajudar outras pessoas em sua própria carreira.

A palavra Coaching, vem da palavra “coac” que quer dizer: Treinamento. Esse profissional ajuda as pessoas a descobrirem o que realmente querem e as auxilia a desenvolver uma estratégia para alcançar seu objetivo profissional.

O Coaching pode te ajudar nos seguintes casos

• Dúvidas na escolha da profissão
  • Indecisão diante de alternativas de carreira
  • Planejamento de carreira
  • Definição de foco
  • Avaliação de carreira
  • Definição de estratégias
  • Insatisfação com a vida profissional
  • Mudança de carreira
  • Conflitos entre carreira e vida pessoal
  • Preparação para a aposentadoria
  • Desenvolvimento de competências para os desafios da carreira.

O importante é saber que esse profissional, por mais que pareça, não está relacionado a nenhum tipo de terapeuta, ele não trata de problemas emocionais, traumas, fobias e depressão e também não é conselheiro. O Coaching irá te ajudar a definir metas e, em seguida, criar uma estratégia para desenvolver a carreira que você realmente quer (profissional ou empreendedora).

Isto pode significar também progressos na organização em que você está empregado ou é proprietário. A nova estratégia pode exigir uma completa mudança de direção e desenvolver ou melhorar algumas habilidades.

Mercado de Trabalho

O mercado é bastante amplo para esse profissional que pode prestar serviços tanto pessoa física (pessoas) quanto para pessoa jurídica (empresas). Com a competitividade cada vez mais acirrada, o profissional de Coaching ganha grande espaço no mercado.

Tipos de Coaching

Assim como os demais cargos, o Coaching está dividido em muitos outros cargos, ou áreas que você pode atuar. Veja quais são:

• Coaching para a criação de habilidades: é a especialidade que trata da necessidade de adquirir determinados conhecimentos, habilidades, capacidades e perspectivas
  • Coaching para melhoria de desempenho: visa a melhoria do desempenho do executivo em diversas áreas
  • Coaching para desenvolvimento: especialidade que visa a preparação do executivo para outro cargo, em caso de promoção ou de remanejamento de quadro de funcionários
  • Coaching para desenvolvimento de liderança: especialidade que visa promover no profissional a criação de um espírito de liderança, além de trabalhar com as características pessoais mais marcantes do profissional, adequando-o ao papel de líder
  • Coaching para a melhoria da eficácia da equipe: essa especialidade trabalha com a equipe, analisa as características do grupo, elabora planos desenvolver uma equipe mais integrada e harmoniosa, bem como analisa a produtividade e o aproveitamento da equipe
  • Coaching para facilitação de transições: especialidade que visa a preparação do profissional para algum tipo de transição na carreira ou na vida, adequando-o a próxima fase da vida ou da carreira
  • Coaching para a melhoria da saúde / bem-estar: especialidade que visa a melhoria da qualidade de vida do cliente, analisando fatos da vida pessoal e profissional
  • Aconselhamento de carreiras: especialidade de coaching que trabalha com o aconselhamento de profissionais, analisando suas características e auxiliando-os nas escolhas necessárias
  • Coaching de vida: especializa-se na identificação de valores e crenças possibilitadoras e limitantes do cliente em relação ao equilíbrio dos oito quadrantes da chamada “roda da vida”: meio ambiente físico (arredores e bens); saúde; carreira; relacionamentos; romance; autodesenvolvimento e espiritualidade; finanças e diversão e recreação.

Formação

O coaching é uma carreira nova aqui no Brasil, por isso, não existem muitos cursos nessa área. O que a maioria das pessoas que se interessa faz é se formar em Psicologia ou Recursos Humanos e depois se especializam em Coach. Além disso, é um diferencial que a pessoa interessada tenha o domínio da Língua Inglesa, e participe constantemente de palestras, cursos livres e workshops teóricos, para se atualizar sobre novas técnicas.

Você que se interessou por essa área, gosta de lidar com pessoas e quer estudar mais sobre isso, conheça nossos cursos na área de Recursos Humanos e comece já a estudar, quem sabe sua vocação não seja a de Coaching de Carreira? Aproveite e acesse: https://www.iped.com.br/recursos-humanos e faça já a sua matrícula.