A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou recentemente um processo seletivo que visa escolher 486 profissionais professores de língua inglesa que tenham interesse em realizar um curso intensivo nos Estados Unidos. De acordo com as informações que foram divulgadas, o curso tem previsão de duração de seis semanas, sendo realizado através do Programa Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI).

Capes seleciona professores de inglês para curso nos Estados Unidos

Os candidatos participarão de um curso realizado em parceria com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright). Podem participar professores de educação básica concursados que estejam atualmente atuando na rede pública de ensino estadual, municipal ou distrital.

As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de fevereiro de 2020, através do site da Comissão Fulbright Brasil.

O processo seletivo é comporto por diversas etapas, sendo que a primeira delas é a análise realizada dos documentos apresentados pelos candidatos. Além disso, eles também devem realizar um teste de proficiência. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 20 de abril, com as atividades programadas para acontecer entre os dia 29 de junho e 7 de agosto de 2020.

Capes seleciona professores de inglês para curso nos Estados Unidos

Os selecionados ganham o curso, além de uma bolsa que cobre outras despesas que os candidatos terão para participar da turma, como passagem aérea, ajuda de custo durante a capacitação, reembolso da taxa de solicitação do visto norte-americano, alojamento em instalações no campus universitário onde o curso será realizado, taxas escolares e alimentação.