Para quem está de olho em uma nova carreira a partir do ano que vem, a dica é sempre ficar de olho naquelas que oferecem as melhores oportunidades. Geralmente essas vagas estão distribuídas em segmentos que estão em alta dentro de uma determinada região. Essas posições mudam conforme o tempo, por isso é sempre ficar de olho nos movimentos de mercado.

Recentemente foi publicado o Guia Salarial 2023 da empresa de recrutamento Robert Half, que oferece um estudo completo das posições de mercado e faz uma previsão daquelas áreas que estarão em alta no ano que vem.

Confira algumas:

Engenharia

5 áreas e profissões que estarão em alta em 2023

Para trabalhar na área é preciso ter um perfil analítico, facilitador, equilíbrio emocional, comunicação e adaptabilidade/flexibilidade, sendo muito valorizado os candidatos que tenham domínio de mais de um idioma estrangeiro. Dentre as posições que devem ter mais oportunidades em 2023 estão Gerente de Suplly Chain, Comprador, Engenheiro de Aplicação / Vendas, Gerentes de Projetos / PMO e Gerente de Vedas Técnicas.

Finanças e Contabilidade

Para trabalhar nesta área é muito importante que os candidatos tenham domínio de matemática e consigam avançar além do básico oferecido na Universidade, indo atrás de conhecimentos como Automatização de processos, Excel e BI, Modelagem financeira e valuation, ERP de mercado e Inglês. As posições de maior destaque serão as de Planejamento Financeiro / Controladoria, Modelagem Financeira e Contábil / Fiscal.

Jurídica

5 áreas e profissões que estarão em alta em 2023

Uma área das mais tradicionais no mercado mas que sempre tem uma grande demanda. Algumas áreas específicas estão sendo apontadas como as melhores para o ano que vem, como as Direito Digital, que lida com proteção de dados, segurança na web e crimes digitais. O direito de família também é apontado como um destaque, especialmente diante do aumento dos números de divórcios.

Recursos Humanos

As empresas estão sempre em busca de bons profissionais da área de recursos humanos. Destaques para as especializações em áreas como Remuneração e Benefícios, Desenvolvimento Humano e Organizacional, Gerente de RH, Gerente de DHO e também Diretor de RH.

Tecnologia

A área de tecnologia já aparece há alguns anos como uma das que mais oferece oportunidades e deve continuar assim para o próximo ano. Dentre as áreas que devem contratar mais estão as chamadas Heads de TI, Infraestrutura, Segurança da Informação e também DeVops.