Com o emprego da informática nos estudos de pesquisa biológica e genética originou-se a bioinformática, que nada mais é do que a aplicação dos sistemas computacionais no processamento de dados biológicos e biomédicos.

A informática, interligada com a química, física, biologia, matemática, estatística e a ciências da computação, oferece muitas ferramentas e recursos para dar apoio ao pesquisador.

Na bioinformática, as seqüências genéticas são analisadas e guardadas nos banco de dados, e naturalmente manipuladas e analisadas pelo uso de softwares específicos.

Graças ao banco de dados, os cientistas conseguem ter informações vindas de outros laboratórios, e também compartilhar as seqüências genéticas.

Com a bioinformática, os biólogos não estão mais limitados a fazerem pesquisas genéticas somente dentro de laboratórios, mas sim, estão tendo que se dedicar a bioinformática.

Através da bioinformática muitas descobertas estão sendo feitas a todo o tempo, além de estimular o desenvolvimento da médico-biólogica.