Hugo Chavez

Hugo Chávez

Hugo Rafael Chavez Frias, esse é o nome do então ex presidente morto vítima deuma infecção respiratória no dia 05 de março de 2013 ainda em tratamento contra o câncer.

Hugo chavez foi criado pela avó parterna. Quando completou 17 anos, ingressou na Academia Militar da Venezuela, e se graduou em ciências e artes militares ramo de engenharia no ano  1975, depois prosseguiu na carreira militar e atingiu o posto de tenente-coronel. Foi casado 2 vezes, e teve no total 4 filhos.

No ano de 1992, fracassou em um golpe de estado contra o presidente Carlos Andrés Pérez, ficando preso por dois anos, depois de solto, abandonou a carreira para se dedicar à política e em 1998 na campanha contra os partidos tradicionais, Hugo Chavez venceu as eleições com 56% dos votos com promessas baseadas em combater a fome, miséria e probreza em seu País.

Já no primeiro ano de seu mandato, mudou o nome de seu país para República Bolivariana da Venezuela, eliminou o senado, e ampliou os poderes do executivo, além de reconhecer os direitos linguísticos dos índigenas.

Em 2000 houve novas eleições para a presidência e Hugo Chavez, com 55% dos votos foi reeleito. Aprovou a Lei de Hidrocarbonetos, que fixava a participação estatal no setor petrolífero em 51%, e a Lei de Terras e Desenvolvimento Agrário, prevendo a expropriação de latifundiários.

Porém essas leis foram contestadas pelos empresários, sindicatos, Igreja e televisões privadas, que acusavam o presidente de querer tornar a Venezuela um país comunista.

No ano de 2002 substituiu funcionários da Companhia Estatal Petróleos da Venezuela (PDVSA), por conhecidos, gerando ainda mais polêmica e críticas ao seu governo, então, no dia 09/04/2002 uma greve começou e dois dias depois um grupo de manifestantes pediu a demissão do então presidente Hugo Chavez, havendo 15 mortes e mais de 100 pessoas feridas, e no dia seguinte, houve rumores de que Chávez havia demitido, tendo o presidente da Fedecámaras, Pedro Carmona, assumido a presidência.

Mas, nada tinha acabado ali, seguidores fiéis de Chávez organizaram um ataque e tomaram o Palácio de Miraflores e Diosdado Cabello, assim, mais uma vez o então presidente foi libertado da prisão que estava e assumiu o seu posto.

Bandeira da Venezuela

Os habitantes não satisfeitos com o feito, organizaram uma greve geral que paralisou todas as atividades da cidade por 9 semanas. Partidos contra Hugo Chávez, como a Coordinadora Democrática fez com que a população escolhesse se queria ou não o então presidente no poder, então mais de 58,25% ainda aceitavam sua permanência até o fim do mandato. No ano de 2006 ele assumiu mais uma vez a liderança nas votações, continuando como presidente da Venezuela.

A doença

Líder da Venezuela por 14 anos, Hugo Chavez começou um tratamento contra Câncer na região pélvica, passou por mais de 4 cirurgias, depois disso, não foi mais visto publicamente, mas sua saúde piorou levando ao diagnóstico para insuficiência respiratória, então uma crise tomou conta da população, porque no dia 10 de janeiro era a data que Chavez tomasse posse do seu próximo mandato, a oposição vendo o caso de saúde do mesmo fez pressão para que o então Presidente da Assembléia Nacional  Diosdado Cabello assumisse no lugar de Chavez.

Então no dia 05 de Março às 18h25 pelo horário de Brasilia foi anunciada a morte de Chavez o que foi um choque e sofrimeto para seus seguidores que ficaram horas e dias em uma grande fila somente para ver seu corpo e dar adeus.