Engenheiro e arquiteto americano nascido na pequena comunidade de Richland Center, Wisconsin, Estados Unidos, herdeiro da escola de Chicago, que projetou mais de mil estruturas e revolucionou a arquitetura do século XX com suas concepções espaciais e o interesse em conciliar cada casa projetada com o ambiente natural, considerado o mais influente arquiteto de seu tempo. Filho do pastor William Wright e de Anna Lloyd Jones, Entrou como aluno especial na University of Wisconsin aos 15 anos e cursou engenharia (1885-1886) porque a escola não rinha curso de arquitetura.

Deixou Madison (1887) para trabalhar como desenhista arquitetônico em Chicago. Trabalhou em vários escritórios até arranjar um emprego com o mais importante arquiteto do meio oeste estadunidense, Louis Sullivan, entusiasta das novas técnicas arquitetônicas, e logo se tornou seu assistente-chefe, ainda no mesmo ano (1887). Neste ano fez seu primeiro grande projeto Hillside Home School, Casou-se (1889) no dia de seu aniversário com Catherine Lee Tobinmas, filha de um rico comerciante local. Sua consagração veio com o projeto da Charnley House (1891).

Abriu sua própria firma (1893), ganhando grande prestígio com projetos inovadores para residências particulares com o estilo chamado prairie. Viajou pela Europa e projetou os Jardins Midway de Chicago (1914) e o Hotel Imperial de Tóquio (1915-1922). Nas décadas seguintes, passou a usar elementos pré-fabricados e elegeu o concreto como material de construção. Depois da segunda guerra mundial, interessou-se por novidades estruturais e tecnológicas, cujo exemplo mais representativo é o Museu Guggenheim de Nova York (1956) e morreu em Phoenix, Arizona.