Alexander Sutherland Neill foi escritor e pesquisador da educação, tendo fundado a escola Summerhill. Sua fama se deu em função de ter defendido que as crianças fossem livres na escola. Também foi um dos primeiros a aplicar teorias que fomentavam a gestão com democracia na escola. Na área educacional, Neill conseguiu desconstruir uma suposta verdade que era colocada como importante no conjunto de valores daquele período. Quando a visão da ciência era desprezada nos seus primórdios positivistas. Quando muito se exaltava o método de ensino mais cartesiano. O indivíduo era formado sem que se priorizasse a valorização de afetos ou questões de cunho mais sensitivo. Não se levava em conta que o aprendiz também tem emoções e precisa da felicidade.

Filho de uma grande família, possuía um pai que era mestre em escolas da zona rural. Nesse caso, as classes do pai de Neill eram disciplinadas com um bastão. Neill não concluiu os estudos secundários junto com os irmãos nos períodos regulares. Era mais tímido e sempre gostava de leituras. Usava as mãos de forma artística.

Foi auxiliar do pai e, com 25 anos, mudou-se para a Universidade de Edimburgo quando concluiu a graduação em Inglês. Em Londres, passou a ser editor de arte de uma revista.

No ano de 1914, passou a dirigir uma escola menor em Gretna Greem. Nesse período, escreveu A Dominie Log (Diário de um Mestre-Escola). Foi a primeira publicação que já apresentava suas ideias contrárias ao que tradicionalmente se observava no meio educacional.

Já em 1917, esteve em Little Commonwealth, um espaço para alunos delinquentes. A instituição usava princípios de autogestão e Homer Lane, responsável pelo reformatório dessa escola, começou a usar das ideias de prática pedagógica mais democrática defendidas por Neill. As crianças sentiram melhorias no aspecto emocional e a gestão da escola conquistou avanços.

Depois da Primeira Guerra Mundial, passou a ser professor em King’s Alfred, uma escola londrina com ares progressistas. Ainda assim, não lhe foi permitido muitos avanços.

Em 1921 resolveu fundar a International School, que passou por vários endereços até se consolidar em uma rua com estilo vitoriano no espaço de Leiston, condado de Suffolk, a 160 quilômetros de Londres.

Hoje a escola é chamada de Summerhill School . Neill foi casado por dois momentos. A segunda esposa, Ena Wood Neill, também o auxiliava na gestão da escola por um longo período. Em seguida, a filha do casal assumiu essa função.