Poeta e geógrafo árabe, nascido em Ceuta, África do Norte autor de alguns dos mapas mais notáveis da Idade Média e de versos de alto nível de qualidade. Nascido de uma família árabe nobre, estudou em Córdoba e viajou pela Espanha, Magreb, Egito e Anatólia e fixou-se em Palermo, na Sicília, após ser convidado para trabalhar na corte de Rogério II da Sicília (1145).

Foi nestas viagens que adquiriu os conhecimentos geográficos para elaborar seus famosos mapas. Sob o patrocínio do rei desenvolveu seus mais importantes trabalhos geográficos. Construiu um globo celeste e um mapa mundial. uma esfera de prata, com a representação do mundo então conhecido, um mapa de terras situadas ao norte do equador, dividido em setenta paralelos e um texto geográfico intitulado Kitav nujat al-mustaq fi ikhtiraq al-afaq, também conhecido como Livro de Rogério, este conservado e considerado uma das maiores obras da geografia medieval.

Escreveu várias obras de valor científico limitado, incluindo descrições sobre o Mediterrâneo, África, Ásia, Índia e China. Também se interessou pela medicina, como demonstrou em Kitab al-aduiya al-mufradá, uma relação de medicamentos simples e suas aplicações.