Busca Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Português » Variantes da narração » A história em quadrinho
Postado em 31/05/2012 17:54, atualizado em 11/09/2015 15:53

A história em quadrinho

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

1Quando se fala em história em quadrinho, logo vem à mente aqueles enredos maravilhosos e cheio de cores do nosso amigo gibi, não é? As histórias em quadrinhos representam um elemento marcante para toda a infância e, o mais interessante, também aparecem e nos acompanham na vida adulta.

Uma história em quadrinho vai compor um quadro do texto narrativo. É uma trama que acontece e envolve diversos personagens. Os locais são diferenciados, mas ocupam fatos em diferentes espaços de tempo.

E quais seriam os objetivos desse gênero? Divertir, despertar sensações que ativem o lado humorístico de quem lê. Além disso, também é um excelente gênero textual quando se deseja transmitir informações que sejam úteis a uma população. Tal uso é bastante observado em uma campanha comunitária que pretende tratar de prevenção a doenças, ou mesmo quando ao cuidado para com o meio ambiente. Também é comum observar tais campanhas quando se trata de assuntos do trânsito.

Principais características

2Algumas características são essenciais para o gênero da história em quadrinho. Observe abaixo.

Balão: os diálogos em balões para expressar as ideias dos personagens. O balão vai variar de formato, tamanho, pode ou não ter linha contínua. Pode ser interrompido, com falas sussurradas. A fala pode vir em formato de ziguezague e expressar um som radiofônico, um grito ou mesmo sons televisivos. As nuvens também fazem parte do desenho, pois expressam pensamentos de cada personagem.

Pontuação: a pontuação será variada, a voz do personagem será foco de atenção e vai indicar expressões dos seus sentimentos. É o caso do espanto, da alegria, tristeza ou raiva.

Onomatopeia: recurso que vai trazer aspectos de animação para as histórias. São aqueles sons que o personagem produz para expressar sono, o rosnar de um animal ou mesmo as batidas em um ambiente quando se quer expressar, por exemplo, a ocorrência de explosões.

A história em quadrinho vai trazer elementos da linguagem verbal e não verbal. As associações entre palavras e imagens são importantes para que o leitor compreenda o que se objetiva passar por meio de cada texto.


Publicidade

Pela Web

Comentários