2As narrações são textos que esboçam uma gama de ações de cada personagem, num tempo e espaço determinados. Os textos narrativos devem ser compostos por apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

Publicidade

Alguns elementos estarão presentes na narrativa. Observe abaixo.

Narradores: quem vai narrar a história. Pode ser de diferentes tipos: narrador-observador; narrador personagem e narrador- onisciente.

Enredos: são as estruturas de uma narração. É a trama, o desenrolar da ação. É classificado como enredo linear, enredo não linear, enredo psicológico e enredo cronológico.

Personagens: é quem dá vida à narração. Pode ser personagem principal ou secundário. O personagem principal está subdividido em antagonista e protagonista. Já o secundário, classificado como coadjuvante ou adjuvante.

Tempos: a marcação da ocorrência dos fatos, com data, momento e delimitações. Existe o tempo cronológico e psicológico.

Espaços: locais em que a narrativa é desenvolvida. Pode ser um espaço físico, social ou psicológico.

Conhecendo o narrador

1Personagem: o narrador-personagem narra a história na 1ª pessoa do plural. Além de narrar, também é participante da história.

Observador: vai narrar em 3ª pessoa, sendo conhecedor dos fatos mas não participante das ações.

Onisciente: conhece cada personagem e sabe o desfecho da trama. Com narração em terceira pessoa, esse tipo de onisciente vai ter vários fluxos de pensamento dos personagens. Em determinado momento, as ações serão narradas em 1ª pessoa.