Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Geografia » Europa » População
01/06/2012 10:09

População

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

População 

O continente europeu habita 743,9 milhões de habitantes. A densidade demográfica e a urbanização do continente europeu é bastante elevada. 

Atualmente, o índice de natalidade está controlado, e em conseqüência disso o crescimento populacional não apresenta altos índices. 

Países europeus mais populosos: Rússia, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Ucrânia. 

Países europeus mais povoados: Holanda, Bélgica e Reino Unido. 

Maiores cidades da Europa: Londres, Paris e Moscou. 

A população do país se divide também, devido às diversas religiões e tipos étnico-lingüística. São, ao todo, nove grupos étnicos formados a partir de uma miscigenação que teve inicio na Pré-História quando diferentes povos foram se misturando. E com a invasão dos bárbaros que vieram da Ásia, aconteceram novas misturas. 

Os nove grupos étnicos são: germanos, latinos, eslavos, grecos-ilírios, fino-úgricos, celtiberos, turco-búlgaros, leto-lituanos, judeus. 

Correntes Migratórias 

Com a chegada do MCE (Mercado Comum Europeu ou União Européia) no ano de 1950, teve inicio a movimentação das correntes migratórias.
Nos anos 60 e 70, os povos italianos portugueses, espanhóis e gregos, em busca de emprego migram para países como França, Suíça e Alemanha. Mas logo, com as crises econômicas, esses imigrantes geraram uma grande preocupação, pois o desemprego começou a crescer. 

Ao leste europeu a migração ocorreu inconstantemente em 1980 e inicio de 1990, em direção àqueles países mais industrializados da Europa Ocidental. Em 1990, a migração da mão-de-obra de países subdesenvolvidos em direção à Europa gerou um problema complicado nesta época, pois ocorreram fortes manifestações contra os estrangeiros (xenofobia). 





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.