Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Geografia » Europa » População
01/06/2012 10:09

População

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

População 

O continente europeu habita 743,9 milhões de habitantes. A densidade demográfica e a urbanização do continente europeu é bastante elevada. 

Atualmente, o índice de natalidade está controlado, e em conseqüência disso o crescimento populacional não apresenta altos índices. 

Países europeus mais populosos: Rússia, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Ucrânia. 

Países europeus mais povoados: Holanda, Bélgica e Reino Unido. 

Maiores cidades da Europa: Londres, Paris e Moscou. 

A população do país se divide também, devido às diversas religiões e tipos étnico-lingüística. São, ao todo, nove grupos étnicos formados a partir de uma miscigenação que teve inicio na Pré-História quando diferentes povos foram se misturando. E com a invasão dos bárbaros que vieram da Ásia, aconteceram novas misturas. 

Os nove grupos étnicos são: germanos, latinos, eslavos, grecos-ilírios, fino-úgricos, celtiberos, turco-búlgaros, leto-lituanos, judeus. 

Correntes Migratórias 

Com a chegada do MCE (Mercado Comum Europeu ou União Européia) no ano de 1950, teve inicio a movimentação das correntes migratórias.
Nos anos 60 e 70, os povos italianos portugueses, espanhóis e gregos, em busca de emprego migram para países como França, Suíça e Alemanha. Mas logo, com as crises econômicas, esses imigrantes geraram uma grande preocupação, pois o desemprego começou a crescer. 

Ao leste europeu a migração ocorreu inconstantemente em 1980 e inicio de 1990, em direção àqueles países mais industrializados da Europa Ocidental. Em 1990, a migração da mão-de-obra de países subdesenvolvidos em direção à Europa gerou um problema complicado nesta época, pois ocorreram fortes manifestações contra os estrangeiros (xenofobia). 


Recomendados para você

Comentários