O litoral da Europa é bem amplo e sinuoso, com várias reentrâncias compostas por baías, penínsulas e mares. As mais importantes são:
Ibérica: abrange Portugal e Espanha
Balcânica: formada pelo território da Grécia, Albânia, Bulgária, Iugoslávia
Escandinava: composta por Suécia e Noruega
Jutlândia: na Dinamarca

Em termos de composição dos rios, a Europa ganha não apenas do ponto de vista hidrográfico, mas até mesmo nos aspectos econômicos. Isso acontece porque há muito escoamento de mercadorias e de indivíduos a partir das hidrovias. Assim, a integração de tais rios favorece o comércio.

Já o Reno, ganha mais importância por nascer nos Alpes suíços. Assim, acaba sendo banhado no pequeno Liechtenstein e se encaminha para a fronteira entre a França e a Alemanha. Nos cursos finais, passa pelos Países Baixos (Holanda), até desaguar suas águas no Mar do Norte. Ao longo desse percurso, o Reno acaba atravessando uma porção bastante industrializada da Europa, o que contribui para o transporte de mercadorias que chegam ao porto de Roterdã, situado nas imediações de sua foz.
O rio Danúbio passa por áreas de oito países europeus: Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Iugoslávia, Bulgária e Romênia. É bem relevante por manter vias de integração do Leste Europeu. Enquanto isso, o rio Volga, na Rússia, pode ser visto como o maior rio do continente europeu.

Os rios Reno, Danúbio e Volga, por estarem situados em áreas bem industrializadas, acabam sofrendo com os despejos de resíduos industriais. No Leste Europeu e Rússia, grande parte das indústrias é tecnologicamente mais rudimentar e acabam poluindo ainda mais tais espaços.

A poluição no Reno só tem sido combatida após a pressão da sociedade civil e grupos em defesa do meio ambiente. Eles pressionam empresas e governos para que a situação seja observada com mais cuidado. Nas áreas costeiras, mares do Norte, Báltico e Mediterrâneo estão com vastas áreas de elevados índices de poluição, por conta das emissões de resíduos industriais e domésticos.

O litoral europeu é bastante recortado, por isso possui um grande número de penínsulas e ilhas de extensões diversas e possibilitando a instalação dos portos e a navegação.

No litoral norte limita-se ao Oceano Glacial Ártico, que engloba outros mares, um deles é o Mar da Noruega, nos limites com o Oceano Atlântico.