Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Física » Hidrostática » Pressão exercida por uma coluna líquida em equíbrio
01/06/2012 10:47

Pressão exercida por uma coluna líquida em equíbrio

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Pressão exercida por uma coluna líquida em equilíbrio 

Pressão hidrostática (pH) 
Para entendermos um pouco sobre a pressão hidrostática, vamos pensar em um recipiente cilíndrico, que possui uma área com uma base A, considerando que esse recipiente possua um líquido homogêneo, com uma densidade representada por (μ) em equilíbrio. Vejamos: 

Com relação à força que foi exercida pelo líquido encima da base do recipiente, podemos dizer que essa força apresenta a mesma intensidade do peso do líquido. 

Portanto temos:

Essa pressão que é feita pela coluna líquida pode ser chamada tanto de pressão hidrostática, como de pressão efetiva. É importante saber que essa pressão não é dependente dessa coluna líquida, porém ela é totalmente dependente da sua altura. 

A pressão pode ser medida também através da altura da coluna líquida.

Pressão em “cm de Hg” 

Para entendermos melhor quando a pressão é dada em cm de Hg, vamos medir qual a altura da coluna de mercúrio, que aplica a pressão de uma atmosfera. Vejamos: 

Portanto, podemos concluir que uma coluna de mercúrio, que possui uma altura de 76 cm, irá aplicar uma pressão de 1,0 atm.

Pressão em “metro de água” 

Para entendermos melhor quando a pressão é dada em metros de água, vamos calcular em qual altura de água é aplicada uma pressão de uma atmosfera. Vejamos: 

Portanto podemos concluir que uma coluna de água, que possui uma altura de 10m, irá aplicar uma pressão de 1,0 atm.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.