Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Biologia » Sistema Excretor » A excreção humana
31/05/2012 18:03

A excreção humana

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

3. A excreção humana

A excreção humana não ocorre somente através do ânus, mas também através da pele, do fígado e dos pulmões.

3.1 O rim

O rim e constituído pelo néfron, ou seja, formação da matéria nos corpos organizados e suas funções, totalizando 2.000.000,00 de néfrons divididos em partes iguais pelos dois rins.

O néfron é formado pela arteríola aferente constituindo o Malpighi passando pela cápsula de Bowman se transportando para o túbulo contorcido proximal, decaindo pela alça de Henle subindo para o túbulo contorcido distal chegando ao ducto coletor, trabalhando como um filtro coletor de sangue preciso.

Os rins eliminam do organismo substancias de medicações, produz a urina, hormônios e glóbulos vermelhos, reduz o excesso de água no organismo, regula a pressão sanguínea.

Os rins recebem uma grande quantidade de sangue bombardeado pelo coração. Ele chega aos rins através da artéria renal, e depois de ser processado ele retorna ao corpo pela veia renal e eliminam as impurezas pela urina. A urina, por sua vez, sai dos rins e vai até a bexiga, onde ela fica até ser expelida do corpo pela ureta. 

3.2 Filtração glomerular

A filtração glomerular é a primeira fase da produção urinária, este sistema de pressão filtra a água, os eletrólitos e o glomérulo que são partículas do sangue que passam para a cápsula de Bowman sendo transportado para o néfron se constituindo num liquido diferenciado do sangue, pois não possui proteínas.

A filtração ocorre através da: 

PF = PS – (PO + PC)

PF: Pressão de filtração
PS: Pressão hidrostática do sangue nos capilares
PO: pressão osmótica das proteínas do plasma
PC: Pressão hidrostática da cápsula de Bowman 

3.3 Reabsorção renal

É a segunda etapa da produção urinaria, este sistema decompõe e em seguida aspira as substâncias presentes nos capilares. O sistema se constitui em túbulo renal e ducto coletor.

O rim produz 130 cm³ do filtrado capsular, obtendo um modo de existência diferente com o decorrer do transporte. Já a urina é produzida 1cm³ por minuto, isso significa que o fluido é consumido em sua maior parte quando passa pelo túbulo renal e o ducto coletor.
Com a excreção urinaria o ser humano não pode perder substâncias essenciais para o seu organismo como as substâncias adquiridas com a alimentação, água e etc., então elas percorrem do interior do túbulo para o interior do capilar, este é um tipo de transporte ativo.

A consumação destas substâncias se torna obrigatória, pois há a necessidade de se sustentar à igualdade de força no controle de água e substancias absorvidas durante o processo de osmose.

3.4 Secreção tubular

Quando o ser humano recebe em seu organismo um agente diferenciado, como o antibiótico, o néfron o elimina pelo sangue na excreção urinaria.





Recomendados para você

Comentários

Ajude a manter o Colégio Web

Ajudamos milhões de estudantes, todos os meses, levando conteúdo educacional de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.