Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » 4º ano fundamental » A água no planeta Terra
01/06/2012 11:36

A água no planeta Terra

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Após o nosso planeta ser observado e fotografado por várias missões espaciais, foi dito que, ao invés de Terra, o mesmo deveria ser chamado de Água.

Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície (água subterrânea). Só uma fração muito pequena (cerca de 1%) de toda a água terrestre está diretamente disponível ao homem e aos outros organismos, sob a forma de lagos e rios, ou como umidade presente no solo, na atmosfera e como componente dos mais diversos organismos.

A Terra é o único planeta do sistema solar onde existe água na forma líquida. Praticamente todas as formas de vida conhecidas dependem da água, o que explica o fato de ser encontrado organismos apenas na Terra. 

Suspeitava-se que na Lua havia água, porém pesquisas descartaram esta possibilidade. A água pode ser encontrada também nos satélites de Júpiter.

A posição de nosso planeta no Sistema Solar é um dos fatores responsáveis pelo equilíbrio que há entre o fluxo de radiação solar que chega a Terra e a água existente.

A presença da água na natureza

A quantidade de água no corpo de um organismo está relacionada com o metabolismo e o hábitat de cada um. Frutas, verduras e legumes também têm água em quantidade variável, dizemos inclusive que alguns frutos são mais "aguados" do que outros.
 
Alguns organismos atingem a proporção de quase 100% de água na composição de seu corpo. 
   

                
 Vegetais como a melancia e o
 pepino chegam a ter 96% de água na sua composição.
   

             
   
Aproximadamente cerca de 78% do corpo 
de uma perereca é constituído por água.

A água é importante por fazer parte da constituição dos seres e é fundamental porque participa de quase todos os processos que ocorrem na natureza.

Transportando as substâncias químicas, a água leva às diferentes partes da planta o suprimento que permite a realização de suas funções vitais.
 
O movimento da água no organismo vegetal é constante: absorvida pelas raízes, a água é utilizada nos processos bioquímicos e uma grande parte é eliminada pela transpiração, em forma de vapor.

A água no corpo humano

Cerca de 60% do peso do nosso organismo, é constituído por água.
E através da urina, fezes, suor e respiração que perdemos em média, diariamente cerca de 2.5 litros. 

Este líquido é responsável, por praticamente todos os processos decorridos no corpo humano, tal como, a digestão, circulação, absorção dos nutrientes, eliminação de substâncias, etc. Possui também a função reguladora da temperatura constitui metade do nosso sangue, atua como lubrificante nas junções ósseas, tornando-a, não só, essencial para o organismo humano, mas para todos os tipos de vida.

É estimado um consumo mínimo de 2 litros diários, deste precioso liquido.

O sangue humano é constituído de 40% de células sanguíneas e 60% de plasma, que tem a água como importante componente. A água é, portanto, um elemento fundamental na circulação sangüínea, que faz a integração de todas as partes do corpo ao realizar a tarefa de transportar nutrientes e oxigênio por todo o corpo. Por meio da circulação sangüínea deslocam-se elementos de um órgão para o outro, sendo retirado os componentes tóxicos do organismo.

No útero materno, o feto fica imerso na água que o toca e protege. 
É imensa a relação da água com a vida em nosso planeta. De um modo ou de outro, todas as formas de vida – ciclos biológicos – dependem da água.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.