1Geometria significa “medida da terra”. Mas o que se tem de mais interessante ao se estudar a história da geometria é que os primeiros passos no estudo desta ciência foram dados com base numa hipótese falsa. Acreditava-se que a Terra era plana. Portanto, todas as pesquisas foram feitas segundo essa crença, mas isso não impediu o desenvolvimento da geometria. Foi no período grego, entre 600 e 300 a.C., que a geometria se firmou como um sistema organizado, e muito disso se deve a Euclides, mestre na escola de Alexandria (Cidade do Egito, famosa por seu farol), que publicou por volta de 325 a.C. Os Elementos, uma obra com treze volumes, propondo um sistema inédito no estudo da Geometria.

Curiosidades da pesquisa em Geometria
A partir de grandes pesquisadores, alguns avanços puderam ser observados na área da Geometria:
As áreas sob os arcos de uma parábola (Arquimedes);
As aproximações dos valores números do número pi (Arquimedes);
Os volumes de superfícies de revolução (Arquimedes);
Os sistemas de coordenadas (Descartes);
A junção da geometria com a álgebra, que acabou gerando a geometria analítica (Descartes);
O diâmetro que permite a divisão do círculo em duas partes iguais (Tales de Mileto);
Os ângulos opostos pelo vértice são identicos (Tales de Mileto);
Geometria euclidiana (Euclides).

Divisão da Geometria

Por ser tão extensa, a Geometria acabou sendo dividida em outras subáreas.
Geometria analítica: tem relação com a álgebra e a análise matemática;
Geometria plana: conhecida como Geometria Euclidiana, fica responsável pelo estudo do plano e do espaço. Tem como base os postulados de Euclides;
Geometria Espacial: conhecida a partir do estudo de figuras tridimensionais. Nessa área de estudo da Geometria é possível, por exemplo, o cálculo do volume de um sólido geométrico.

Geometria significa “medida da terra”. Mas o que se tem de mais interessante ao se estudar a história, é que os primeiros passos no estudo da geometria foram dados com base numa hipótese falsa. Acreditava-se que a Terra era plana, portanto, todas as pesquisas foram feitas segundo essa crença, mas isso não impediu o desenvolvimento da geometria. Foi no período grego, entre 600 e 300 a.C., que a geometria se firmou como um sistema organizado, e muito disso se deve a Euclides, mestre na escola de Alexandria (Cidade do Egito, famosa por seu farol), que publicou por volta de 325 a.C. Os Elementos, uma obra com treze volumes, propondo um sistema inédito no estudo da Geometria.

Esse trabalho de Euclides é tão vasto que alguns historiadores não acreditaram que fosse obra de um só homem. Mas essas desconfianças não foram suficientes para tirar o mérito de Euclides o primeiro a propor um método para um estudo lógico da matemática.