Colégio Web

Noções iniciais

Publicidade

Noções iniciais 

termodinâmica 

Termodinâmica é a parte da física que estuda as relações entre o trabalho Mecânico e o calor. 

No século XIX, James Prescott Joule realizou várias experiências, concluindo que a transformação de trabalho em calor é independente da maneira como ele é transformado, isto é, ao mesmo trabalho sempre corresponde à mesma quantidade de calor.

Primeiro Princípio da Termodinâmica 

Esse princípio pode ser considerado o princípio de conservação da energia, que é aplicado à termodinâmica. Esse princípio afirma que nenhum sistema pode criar ou acabar com energia. 

Se realizamos um trabalho sobre o gás, comprimindo-o, ou se cedemos calor ao gás, ele recebe energia que armazena como energia interna.
A variação da energia interna do gás, devida ao calor fornecido ao sistema e ao trabalho realizado pelo mesmo será: 

                                                                                                  

Dicas para aplicar o primeiro princípio: 

Antes de aplicarmos o primeiro princípio da termodinâmica, temos que analisar o sistema, ou seja, temos que observar se ele realiza, recebe, ou não troca trabalho. 

Para sabermos isso, devemos observar o volume, que nos traz informação sobre o trabalho. Se o volume for aumentando, o sistema irá realizar o trabalho, se o volume for diminuindo, o sistema irá receber o trabalho e se o volume for constante, o sistema não irá trocar trabalho. 

Após esse processo de verificação do volume, deve-se observar a energia interna, ou seja, se ela aumenta, diminui ou não varia. 

Para isso, podemos utilizar a Lei de Joule: 

“A energia interna de um dado número de mol de um gás perfeito depende só da temperatura e é diretamente proporcional à temperatura absoluta do gás”. 

Devemos então observar a temperatura, que nos traz a informação sobre a energia interna. Se aumentar, conseqüentemente a energia interna também irá aumentar, se a temperatura diminui conseqüentemente a energia interna irá diminuir e se a temperatura for constante, conseqüentemente a energia interna será constante, ou seja, ela não irá variar. 

E por último, devemos observar se o sistema faz o balanço energético, cedendo, recebendo ou trocando calor.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados