Colégio Web

Classificação dos animais quanto ao principal catabólito (excremento) nitrogenado

Publicidade

2. Classificação dos animais quanto ao principal catabólito (excremento) nitrogenado

Os insetos excretam acido úrico para a sua sobrevivência no meio ambiente, mas seu organismo contém amônia e uréia, consideradas mais acidas do que o acido úrico.

Os répteis excretam ácido úrico e água em quantidades pequenas, como substâncias assimiladas e transformadas pelo organismo.

O homem  excreta uréia e água em quantidade pequena.

Os animais pequenos possuem água em abundancia assim excretam uréia, amônia e água.

Os peixes excretam amônia.

Podemos considerar a substância assimilada e transformada pelo organismo em três grupos: 

Os animais aquáticos absorvem água por estarem em contato com a mesma, os animais terrestres não absorvem água por não estarem em contato com a mesma, por isso foi adotado por muitos animais um processo de transformar amônia em uréia.

Segundo Needham, a situação em que o feto se origina induz a sua excreção. No mamífero o feto excreta uréia através do organismo materno, nas aves e nos répteis o feto excreta acido úrico, pois é gerado através de ovos, tal ambiente fechado poderia levá-los a morte se excretassem amônia ou uréia, pois são altamente tóxicos.

O feto de girino excreta amônia, na fase adulta excreta uréia, pois com o processo de metamorfose o girino produz amônia e uréia, tal qual sendo produzida em alta quantidade sendo excreta em maior teor.

Nos peixes os fetos liberam amônia na água, sobreviventes em lama os peixes liberam uréia, após retornarem para a água os peixes liberam novamente amônia. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados