Colégio Web

Dia de São Geraldo – 10 de setembro

Saiba um pouco mais sobre esta data especial e a importância para os religiosos de comemorar este evento.

Publicidade

Conhecido como São Gerardo Magela nasceu na cidade de Muro Lucano, que fica localizada no sul da Itália no dia 23 de abril de 1726. Devido a morte precoce de seu pai, a família começou a passar grandes dificuldades caindo em uma grande pobreza. A partir disto, para ajudar a sua família, ele começou a trabalhar em uma alfaiataria, em contrapartida, não era bem tratado por seu patrão, posteriormente, foi trabalhar para o bispo de Lacedônia e ficou por lá por três anos até a morte deste bispo.

dia-de-sao-geraldo

Em sua juventude, com apenas 19 anos ele montou sua própria alfaiataria. Este foi um negócio que deu muito certo, mas o que ele ganhava por sua vez era dado aos pobres. Ele guardava tudo o que era necessário para a sua mãe, e suas irmãs, e acabava dando o restante para os pobres ou ainda encomendando missas.

Desde muito cedo, se esforçou para entrar na Ordem dos Capuchinhos, em contrapartida, não foi aceito devido a sua saúde fragilizada. Ele então foi aceito na Congregação do Santíssimo Redentor, ou ainda Redentoristas, lá acabou se tornando sacristão, alfaiate, jardineiro, porteiro e enfermeiro.

Conheça algumas curiosidades sobre São Geraldo

Foi no ano de 1754 que São Geraldo acabou sendo falsamente acusado de ter engravidado uma mulher, eis que o mesmo fez apenas uma oração e a mesma se arrependeu, além disto ela teria se retratado e inocentado Geraldo. Por este motivo ele é considerado pelo povo como um santo protetor das mulheres grávidas.

dia-de-sao-geraldo-2

São Geraldo ainda tinha a fama de ser vidente, e previu de forma exata a sua morte em 16 de outubro de 1755 quando foi consumido pela tuberculose. Foi canonizado em 11 de dezembro de 1904 pelo papa Pio X.

Em diversos países e doutrinas religiosas, o dia de São Geraldo de Magela é comemorado em 19 de setembro. Mas oficialmente a data é comemorada todo o dia 16 de outubro, principalmente pela comunidade cristã católica. A comunidade homenageia a figura do santo, este que é considerado como o padroeiro da gravidez, da maternidade, e de todos os que são acusados falsamente de algo.

São Geraldo também é o padroeiro dos alfaiates, das pessoas que são acusadas falsamente, grávidas, crianças, maternidades, irmãos leigos, entre outros.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados