Colégio Web

Reforce o sistema imunológico para a chegada do inverno!

Publicidade

O inverno se aproxima e com ele as doenças típicas da época, como problemas respiratórios, gripes e resfriados. É preciso deixar o nosso corpo preparado para esse tipo de doença, reforçando o sistema imunológico para a prevenção. Uma alimentação equilibrada pode ajudar o organismo a diminuir os sintomas das doenças defendendo o organismo.

Como saber quando sua imunidade está baixa?

Você pode perceber que sua imunidade está baixa quando suas unhas começam a quebrar e seus cabelos começam a cair com maior frequência. O excesso de atividade física pode abalar a imunidade, o consumo excessivo de álcool e o uso de drogas pode afetar na imunidade do organismo. Frequentes gripes e resfriados também são sinais de imunidade baixa.

Como saber quando sua imunidade está baixa

O que fazer para aumentar a imunidade do organismo?

Alguns nutrientes são fundamentais para o aumento da imunidade no organismo, como o zinco, a vitamina C, as vitaminas do complexo B e os minerais. Eles devem ser consumidos cotidianamente, para estar sempre no cardápio.

Uma boa alimentação rica em frutas, legumes, verduras, grãos, carnes, ovos e leite pode ajudar a aumentar a imunidade do organismo.

É importante ter uma alimentação diversificada, rica e colorida para deixar doenças como gripes e resfriados bem longe de você. Vamos mencionar alguns alimentos e suas propriedades para que você os inclua em seu cardápio.

Micronutrientes que reforçam o sistema imunológico

O que fazer para aumentar a imunidade do organismo

Vamos conhecer a importância dos micronutrientes em nosso organismo. Confira abaixo!

Vitamina C: auxilia na produção do hormônio antiestresse, na absorção de ferro e cálcio, na reparação dos tecidos e age como antioxidante. Encontramos a vitamina C nos alimentos como aspargo, abacate, frutas cítricas, cebola, brotos, manga, espinafre, tomate, morango, abacaxi, abacate, brócolis e cebola. Um copo de suco de laranja feito e bebido na hora é excelente fonte de vitamina C. Experimente!

Vitamina E: protege o organismo contra substâncias tóxicas e radicais livres. A vitamina E em conjunto com a vitamina C e A e com o selênio agem no organismo como antioxidante, além de ajudar o organismo a formar os glóbulos vermelhos. Encontramos a vitamina E nos alimentos como verduras e grãos integrais e algumas frutas (goiaba, romã, framboesa, mirtilo, amora e abacate).

Selênio: é um mineral com poder de ação antioxidante que encontramos na castanha-do-pará, peixes, fígado, carnes e aves.

Bônus: os probióticos são bactérias benéficas que ajudam a regularizar a flora intestinal e estão presentes no iogurte e em suplementos alimentares. Inclua alimentos saudáveis em sua dieta para uma vida mais saudável.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados