Colégio Web

Quais as diferenças entre antibióticos e anti-inflamatórios?

Publicidade

Remédios são sempre um assunto delicado, pois muitas pessoas insistem em se medicar sem consultar um especialista. Hoje, vou falar para vocês sobre os antibióticos e os anti-inflamatórios, que possuem características bem distintas apesar de compartilharem o prefixo anti.

Será que você sabe a diferença entre os dois? Leia o post a seguir e descubra se você anda utilizando algum medicamento de forma errada.

Os Antibióticos

Quais as diferenças entre antibióticos e anti-inflamatórios

O prefixo anti significa que algo é contra outro algo, no caso desse medicamento o sufixo biótico, bem de bio, do grego que significa vida, assim é medicamento é uma droga que extermina doenças causadas por organismos vivos, mais especificamente ela age contra doenças bacterianas.

Assim, ele é utilizado no combate a infecções causadas por bactérias, entre elas estão pneumonia, meningite, tuberculose, erisipela, sífilis, entre muitas outras. O primeiro antibiótico surgiu no ano de 1928, e é conhecido como penicilina e até hoje ainda é o mais comum dos grupos de antibióticos.

Mas já existem hoje muitos outros grupos com características diferentes e ações distintas. No mundo existem milhares de tipos de bactérias, e que agem de forma diferente e possuem uma formação diferente, portanto precisam de remédios diferentes para serem combatidas com eficácia.

Devemos tomar muito cuidado, pois utilizar antibióticos de forma indiscriminada pode criar bactérias resistentes, o que vai dificultar o combate a elas no futuro e levar a graves complicações e até mesmo a morte.

Os Anti-Inflamatórios

antibióticos e anti-inflamatórios

Quando nosso corpo sofre algum tipo de agressão ele cria uma inflação, que é a resposta do sistema imunológico. Isso acontece, pois quando a um problema em uma determinada parte do corpo esse sistema envia células de defesa para o local. A inflamação é o que resulta da liberação de químicos que tem como função proteger, reparar e atacar.

As inflamações tem origem diversa podendo ser causada por traumas, alergias, queimaduras, substancias tóxicas ou microrganismos. Quando a inflamação é provocada por um germe invasor damos o nome de infecção. A infecção é uma causa comum da inflamação, mas nem toda inflamação é uma infecção.

Só pensarmos em quantas vezes já batemos alguma área do corpo e ele ficou vermelha, dolorida e até inchada, isso é uma inflamação, mas não uma infecção. Os anti-inflamatórios são usados para combater os sintomas causados pela reação do organismo. Além de diminuir esses sinais de inflamação, eles também costumam aliviar a dor e a febre.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados