Colégio Web

Oleaginosas e seus benefícios para a saúde

As sementes vêm ganhando destaque nas dietas e no cardápio de uma alimentação saudável. Conheça as oleaginosas e coloque-as no seu dia a dia!

Publicidade

As sementes vêm ganhando destaque nas dietas e no cardápio de uma alimentação saudável. Atualmente, as sementes são vistas como alimentos nutritivos e essenciais, mas nem sempre foi assim. No passado, não eram indicadas para pessoas que queriam perder peso, devido ao alto teor de gordura que as sementes possuem, mas essa história mudou. Hoje, sabemos que as sementes podem ser consumidas por todos sem restrição, pois as oleaginosas possuem inúmeros benefícios à saúde.

O que são as oleaginosas?

São sementes do bem, ou seja, são sementes ricas em gorduras monoinsaturadas (conserva o nível de açúcar no sangue e ativa o metabolismo para a queima de energia). As sementes também possuem vitamina E, selênio, cobre, magnésio e proteínas. Existem diversas, como: amêndoa, avelã, castanha-do-pará, nozes, pinhão, pistache, gergelim, girassol, macadâmia, e castanha de caju.

Benefícios para a saúde

As sementes apresentam um alto valor calórico devido à gordura que possuem, porém essa gordura não é contraindicada; ela faz bem para o funcionamento do organismo. Além de diminuirem o colesterol, evitam a formação de placas de gordura no sangue, agem como antioxidantes auxiliando a perda de peso, previnem o envelhecimento da pele, reduz a pressão arterial e diminui o estresse proporcionando melhor qualidade do sono.

Oleaginosas

Contraindicação

Não existe contraindicação para o consumo das sementes, mas os especialistas recomendam moderação. A dose recomendada é de 2 a 3 sementes diárias. Dessa forma, você está se alimentando de forma preventiva e correta.

Perda de peso

As sementes ajudam para na perda de peso, pois possuem antioxidantes, são ricas em ômega 3 e aminoácidos estimulando a produção de serotonina contribuindo na diminuição do apetite e controlando a perda de peso. Os especialistas orientam o consumo das sementes nos horários de lanche, entre os intervalos das refeições.

Tipos de sementes oleaginosas

  • Avelãs e amêndoas – são ricas em vitamina E, potássio e cálcio, além de antioxidantes que previnem o envelhecimento.
  • Girassol – a semente torrada é rica em nutrientes como selênio, fósforo, potássio e vitaminas B,C e E.
  • Nozes – são ricas em vitamina E, zinco, potássio, magnésio e ômega3. Auxiliam no controle do nível de colesterol.
  • Pistache – possui grande quantidade de fitosterol contribuindo também para a diminuição dos níveis de colesterol. É rica também em fibras.
  • Gergelim – possui alta concentração de fibras, cálcio, ômega 6 e proteínas auxiliando no combate a flacidez.

Todas as sementes são fontes de energia e saúde! Use-as para o bem!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados