Os pais costumam ficar bastante preocupados quando as crianças entram em idade escolar e começam a dar os seus primeiros passos nas instituições de ensino. Afinal de contas, este geralmente é o primeiro momento em que os pais se afastam dos seus filhos. Além disso, pesquisas indicam que as crianças se tornam mais propensas a ficar doentes quando começam a frequentar a escola.

Dicas para prevenir doenças em crianças em idade escolar

O motivo geralmente é simples: antes de frequentas a escola, as crianças estão protegidas dentro de casa, onde o ambiente costuma ser mais controlado. Quando elas passam a conviver em um ambiente público, com o contato direto com outras crianças e pessoas, passam a ficar expostas.

Confira algumas dicas que podem ajudar a evitar que as crianças fiquem doentes em idade escolar:

Vacinação

Um dos primeiros e fundamentais passos que devem ser dados para que as crianças não fiquem doentes é manter a carteira de vacinação em dia. No Brasil, a vacinação obrigatória para as crianças é garantida pelo Sistema Único de Saúde. As pessoas não precisam pagar nada por isso, basta procurar um posto de atendimento. Além disso, os pais podem aproveitar os dias de campanha e mobilização nacionais para vacinar os seus filhos.

Cuidado com a alimentação

Dicas para prevenir doenças em crianças em idade escolar

Oferecer uma alimentação saudável e balanceada também é fundamental para que as crianças consigam manter a saúde em dia e manter os riscos de doenças o mias longe possível. O consumo principalmente de frutas e verduras ajudam a manter e reforçar a imunidade do corpo, e consequentemente reduz o risco de doenças.

Ensine a lava as mãos

Algo que deve realmente ser ensinado em casa é a importância de lavar as mãos. Este é um hábito simples de higiene, mas que deve ser fixado quando as pessoas ainda estão na sua fase escolar. Diversas pesquisas mostram que manter as mãos limpas, especialmente na idade escolar, é o suficiente para reduzir consideravelmente os riscos de contrair uma série de doenças.

Ensinar a evitar o compartilhamento de objetos pessoais

Os pais devem ensinar a importância de repartir e emprestar seus materiais para os coleguinhas, mas deve garantir que eles entendam a diferença deste tipo de item para seus objetos de uso pessoal. Garrafinhas, copos e materiais de higiene, por exemplo, devem ser de uso exclusivo do seu dono.