Colégio Web

O que são hipercromias?

As hipercromias são as manchas escuras que aparecem na pele e são produzidas pelo excesso de produção de melanina (coloração da pele). Conheça os tipos!

Publicidade

No verão, as pessoas ficam mais expostas ao sol aumentando a possibilidade de manchas na pele e algumas doenças. Muitas mulheres se sentem incomodadas em mostrar as manchas nas axilas devido à depilação. Com as altas temperaturas usar roupas cavadas passa a ser uma necessidade para aguentar o calor. Nesse caso, mostrar as axilas com manchas escuras passa a ser uma ginástica de “esconde-esconde”.

Assim, a melhor opção para se iniciar um tratamento é nessa época de outono. O outono é a estação de cuidar da pele, principalmente, pelo fato de que ela já ficou exposta ao sol, ao cloro da piscina, ao mar e precisa ser tratada e hidratada.

Definição de Hipercromia

As hipercromias são as manchas escuras que aparecem na pele e são produzidas pelo excesso de produção de melanina (coloração da pele). Nesse caso, a coloração fica mais escura que a coloração normal da pele.

As manchas de pele são causadas por vários motivos, entre eles pelo sol, na gravidez, por espinhas, por picadas de inseto e pela depilação. Mas essas marcas escuras deixadas na pele podem ser amenizadas com tratamento.

Hipercromias

Os tipos de hipercromias são:

Melasma

É um distúrbio pigmentar que causa manchas escuras na pele, principalmente, nas áreas do rosto como testa, nariz, maçãs do rosto. É muito comum ocorrer em gestantes devido a mudanças hormonais e possui também como causas a exposição ao sol, ao uso de contraceptivos e problemas nos ovários.

Melanose Solar

A melanose solar são manchas que aparecem com o passar do tempo pela ação e exposição solar. Geralmente, aparecem em pessoas com mais de 40 anos, mas a exposição ao sol na pele com mais de 30 anos precisa de cuidados especiais.

Sardas

As sardas são manchas que aparecem em pessoas com mais predisposição genética, ou seja, de forma hereditária. Podem piorar com o passar do tempo se não forem tratadas desenvolvendo doenças como o câncer de pele.

Fitofotomelanoses

São manchas marrons causadas na pele provocadas com contato direto com frutas cítricas, especialmente, o limão. Popularmente, é conhecida como “manchas de limão”, mas as manchas são provocadas por qualquer fruta cítrica.

Hipercromia Pós Inflamatória

São manchas causadas após um processo inflamatório como em picada de insetos, acne (espinhas) e depilação. Ocorre com maior frequência em peles escuras e negras.

Hipercromia

Tratamento para hipercromias

Os tratamentos são os mais diversos e devem ser aplicados por um especialista (dermatologista) que indicará o tratamento correto para cada tipo de hipercromia. Existem cremes clareadores, cremes anti-inflamatório, ácidos e laser. Não utilize receitas caseiras, pois são extremamente prejudiciais à saúde.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados