Colégio Web

Nova Campanha de Vacinação contra a gripe

criança tomando vacinaO Ministério da Saúde vai promover no mês de abril uma nova campanha de vacinação contra a gripe, mas neste ano, os chamados “grupos de risco” não serão somente mulheres grávidas, crianças, idosos e profissionais da saúde, mas mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto), pessoas com doenças crônicas, diabéticos, obesos, transplantados e pessoas com deficiência no sistema imunológico e claro o grupo de risco antigo continuará o mesmo.

Publicidade

Doenças Crônicas

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças consideradas crônicas são:

  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Cancro;
  • Doenças respiratórias;
  • Doenças cardiovasculares;
  • A maioria das doenças autoimunes;
  • Transplantados;
  • Algumas infecções como a tuberculose, lepra, sífilis ou gonorreia;
  • A AIDS

A campanha

A campanha da vacinação começa no dia 15 de abril e vai até o dia 26, sendo que no dia 20 (sábado) os postos de vacinação de todo o país irão funcionar o dia todo. No total participarão da ação mais de 240 mil profissionais.

Para esta campanha, serão distribuídos mais de 43 milhões de doses, que servirão como proteção para os seguintes subtipos de gripe:

A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B.

A vacina e a gripe

A vacina não faz a transmissão da gripe, segundo especialistas, o que pode acontecer é o vírus que já estava incubado no organismo se manifestar por causa da aplicação, fazendo com que os sintomas apareçam, mas não que eles estejam na vacina.

Os especialistas afirmam que o objetivo da campanha de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus.

Contraindicações

vacina

Esse tipo de vacina é contraindicada para pessoas com alergia a ovos. Isso porque para se produzir vacinas contra sarampo, febre amarela, e o H1N1 se inocula o vírus em ovos de galinha (cada ovo gera uma dose) para incubação, como fase de sua fabricação, e por isso, a pessoa que tem alergia ao alimento, certamente terá à vacina.

É muito importante, se prevenir contra a gripe, para isso deve-se estar atento aos dias e horários de vacinação. Além de alguns cuidados com a higiene que devem ser seguidos diariamente, sendo assim, cuidar da saúde é fundamental, e todas as dúvidas referentes a isso devem ser sanadas com um médico.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados