Colégio Web

Hirsutismo – Definição e Tratamento

As mulheres costumam ter pavor de pelos. Não deveriam, pois é natural dos seres humanos. No entanto, isso pode se agravar, o que chamamos de hirsutismo. Veja!

Publicidade

O verão é o mês de sol, do calor, de pele bronzeada. Para se ter uma pele bonita, é preciso muitos cuidados, principalmente, com esse clima quente e seco. A pele do rosto feminino merece atenção especial, ainda mais no verão!  A pele  fica sempre exposta e não tem como disfarçar certas imperfeições, manchas e pelos.

Todo cuidado é pouco! Inclusive quando o assunto é pelo no rosto. As mulheres se incomodam muito com eles, principalmente, no verão em que a estação mais quente do ano permite que as pernas fiquem à mostra.  A pele, no entanto, fica mais sensível, a depilação com as lâminas deixam a pele bem ressecada, se for com cera quente ou fria, o pelo precisa estar comprido. E realmente, quem aguenta esperar o pelo crescer, nesse calor, para depilar? Mas incômodo mesmo é quando os pelos começam a aparecer no rosto. Nesse caso, nem a maquiagem consegue disfarçar!

O que é hirsutismo?

Os pelos na face das mulheres são chamados de velus. Eles são pelos finos e claros; já os pelos terminais são bem escuros e espessos. Os pelos terminais quando crescem em excesso nas mulheres, em determinadas regiões, que geralmente são regiões masculinas, entendemos como hirsutismo. O problema pode ocorrer por distúrbios hormonais (excesso de testosterona) ou de outros andrógenos. Nas mulheres, ocorre com frequência para quem sofre a síndrome dos ovários policísticos e na menopausa em que ocorre o desequilíbrio hormonal. As áreas mais afetadas são a face, o abdome, o tórax, a região das nádegas, a face interna da coxa, os mamilos e entre os seios.

O excesso de pelo também pode ser hereditário, mas não é nada alarmante ou que incomode. Algumas descendências como italiana, árabe, espanhola, portuguesa e grega são mais propícias a terem maior quantidade de pelo no corpo.

 Hirsutismo

Tratamento para hirsutismo

O tratamento em caso de problemas hormonais é por meio de exames para diagnosticar a causa e medicamentos. Para remover os pelos, o melhor método é a laser, pois se consegue uma remoção significativa dos pelos.

O importante antes de se iniciar qualquer tratamento é consultar um médico especialista para verificar a causa do problema.

Importante!

Os especialistas não recomendam que a remoção dos pelos seja com pinça, pois machuca a pele causando infecções (foliculite) e manchas. A pele fica sensível, dolorida e a mancha muitas vezes não desaparece.

Portanto, se entender que a quantidade de pelos está crescendo de forma excessiva, consulte um médico e realize os exames para saber a causa do problema.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados