Colégio Web

Fitoterápicos: Chá verde é excelente para sua dieta!

Publicidade

Para se fazer uma dieta é preciso, primeiramente, consultar um especialista. Várias plantas medicinais podem ajudar no tratamento para o emagrecimento, mas cuidados especiais devem ser seguidos.

As plantas medicinais possuem o poder de aliviar e curar doenças, mas é preciso saber como usá-las e onde encontrá-las. Elas podem estar contaminadas por agrotóxicos ou qualquer outra substância, por esse motivo devemos comprá-las de forma industrializada.

Quando utilizamos as plantas medicinais para fabricar remédios por meio da indústria o seu resultado é o medicamento fitoterápico. Devemos usar as plantas medicinais de forma correta e por meio dos medicamentos fitoterápicos  usamos a medicação na medida certa e de forma mais adequada.

Para se comercializar os produtos fitoterápicos é necessário o registro na Anvisa exigidos pelo Ministério da Saúde.

Agora que você já conhece o que é um produto fitoterápico, vamos conhecer sobre os benefícios do Chá Verde e como pode ajudar na sua dieta!

Informações do Chá Verde

Camellia Sinensis é o nome da planta conhecida popularmente por Chá Verde. Sua origem é chinesa, e atualmente é cultivada por países como o Japão, Índia e Brasil.

O Chá Verde é uma planta medicinal utilizada para aliviar e prevenir doenças. Sua eficácia é  reconhecida mundialmente por especialistas da saúde.

Chá Verde

O Chá verde e seus benefícios

O Chá Verde é importantíssimo para a nossa saúde. Ele contém substâncias como os flavonóides que regulam a queima de gordura em nosso organismo, ajudando no emagrecimento.

O Chá Verde possui nutrientes como: vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e vitamina B2, além de aminoácidos, manganês, potássio, acido fólico e cafeína. Esses nutrientes e aminoácidos ajudam a ativar o sistema imunológico, prevenindo doenças como a depressão e doenças cardíacas.

O chá verde ainda possui ação antioxidante, que são substâncias que ajudam a neutralizar os radicais livres retardando o envelhecimento celular precoce. Sua eficácia previne doenças como o câncer. Vários estudos e pesquisas estão sendo realizados no sentido de prevenir e retardar o desenvolvimento da doença em homens com câncer de próstata e em mulheres com o câncer de mama.

O chá verde é uma planta rica em tanino, uma substância que ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim. Ele também possui ação diurética.

Dessa forma, não é recomendável o uso do Chá Verde mais do que uma vez ao dia. Aconselhamos que seja ingerido após o almoço, ajudando na queima de gordura do nosso organismo.

Quando o chá verde é prejudicial?

O excesso do consumo do chá pode sobrecarregar os nossos órgãos  causando doenças como: anemia, gastrite, úlcera gástrica, comprometer o funcionamento do fígado, intoxicação e insônia.

Assim como o uso descontrolado das cápsulas do Chá Verde na aceleração do metabolismo para o emagrecimento pode causar sérios riscos para a saúde.

A Anvisa proibiu a comercialização do chá verde injetável devido aos riscos que pode causar para o nosso organismo.

Como preparar o chá verde?

Para preparar o chá verde você deve colocar água para ferver e desligar o fogo logo que a água comece a borbulhar, acrescentar a erva, deixando em infusão por alguns minutos. Pronto!

Lembre-se que: o chá é um aliado na perda de peso, mas para realizar uma dieta equilibrada é necessário uma alimentação saudável, juntamente com a prática de exercícios físicos e acompanhamento médico.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados