Temos o estresse como uma reação comum para as pessoas de todas as idades. Este estresse serve como um instinto do corpo para a proteção de uma pressão emocional ou mesmo física, de extremo perigo.

Dentre os diversos monstros enfrentados na adolescência como por exemplo o amor, a amizade, as dúvidas, as escolhas e as mudanças, o vestibular certamente é o mais temido de todos. Durante este período de preparação, não são poucas as situações onde a escola e a família podem identificar os estudantes de forma agressiva, angustiada ou deprimida, com algum tipo de distúrbio de humor ou ainda de sono.

Além de toda a exigência de se fazer corretamente a escolha profissional cedo, existe uma grande pressão dos pais, de cursinhos, competições dentro e fora da escola. Expectativas e ambições por um êxito social e financeiro são muito comuns, afinal a que grupo deverei pertencer? É a partir deste momento que começa uma formação de identidade.

Os motivos para estressar

Na adolescência já temos fases estressantes por natureza. A mudança hormonal por si gera sono, falta de sono, fome e muitas mudanças em nosso corpo. Este é um momento do despertar dos interesses sexuais e de interesses de identidades. Tanto o emotivo como o fisiológico são bastante vulneráveis ao estresse em uma mistura de luta, medo e fuga.

Adotando novos estilos de vida é possível que possamos viver melhor. O sono é bastante importante para a absorção de conteúdo, desenvolvido de memória e de aprendizado, ele apenas será satisfatório se for relaxante e sem resquícios de preocupação.

Aproveite e comece a aliviar o estresse

Quando você estiver em um ano de pré vestibular, a organização é algo fundamental. É necessário determinar o horário dos estudos, bem como de prática de atividades físicas e também para relaxamento.

A prática de esportes é algo fundamental para aliviar a tensão e oxigenar o corpo, algum momento de diversão com os amigos também deve ser valorizado.