Colégio Web

Envelhecimento masculino: como é e cuidados básicos

Publicidade

Os homens estão cada vez mais com um visual bonito e saudável. O que antes era apenas uma tendência, hoje se torna realidade. Os homens adoram cuidar do rosto, dos cabelos e do corpo. A pele da face masculina, por ser mais espessa e oleosa, necessita de cuidados especiais, ainda mais por possuir pelos.

Confira algumas dicas para você, homem, que se preocupa com seu visual, com sua aparência e com sua saúde. Vamos entender melhor como funciona o processo de envelhecimento e quais são os cuidados necessários para uma pele bonita e bem tratada.

Como ocorre o processo de envelhecimento?

Homem Rugas

Nos homens, o processo de envelhecimento se apresenta de forma mais lenta durante toda a vida ao contrário das mulheres, porém as rugas podem surgir de forma mais profunda.

Não podemos nos esquecer de uma diferença importante entre homens e mulheres que é o fator hormonal. Os hormônios masculinos apresentam maior atividade das glândulas sebáceas, deixando a pele mais oleosa e com maior tendência para a propagação de acne.

Assim como a pele, os cabelos também sofrem com os hormônios masculinos e o couro cabeludo, portanto é consequentemente mais oleoso, com maior tendência a caspa.

A barba também é originária desses hormônios que, com o barbear, podem ocorrer complicações como a dermatite e a pseudofoliculite da barba.

O que é pseudofoliculite da barba? É uma consequência devido à retirada do pelo de forma indevida. Chamamos popularmente de pelo encravado, e causa sintomas na pele como coceira, inflamações com aspecto de uma espinha com pus e aspereza.

É necessário que antes de barbear, higienize-se a pele não apenas do rosto, mas também do pescoço. Os cuidados devem ser tomados principalmente para quem possui os pelos encaracolados, pois encravam com maior facilidade. A hidratação da pele ajuda muito no barbear, evitando a irritação e o encravamento dos pelos.

Outro fator agravante no homem é o aparecimento da calvície, que está ligada também a problemas hormonais.

Homem Calvicie

Cuidados básicos diários

Os homens também devem cuidar da pele do rosto e do corpo, todos os dias. Esses cuidados básicos não exigem muito tempo e são extremamente funcionais, proporcionando ótimos resultados para a pele. Esses cuidados básicos são:

  • Limpeza facial utilizando sabonete específico para o seu tipo de pele; após o barbear utilizar gel pós-barba sem álcool e creme protetor solar, que na sua formulação não contenha óleo; recomendamos os oil-free.
  • Xampu e condicionador próprios para o seu tipo de cabelo;
  • Desodorantes que se adaptem aos pelos das axilas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados