Colégio Web

Dicas para montar uma dieta balanceada

Publicidade

A nutrição nunca esteve tão em foco como se encontra atualmente. A mídia mais do que nunca está batendo na tecla sobre os problemas da obesidade, bem como da anorexia, dois extremos da sociedade atual.

Diversos programas abordam diariamente sobre alimentação e dicas de dieta para que todos se mantenham saudáveis por um longo período. Mesmo com a rotina corrida e o estresse presente na vida de todos, é possível tem uma boa alimentação, onde todos os micronutrientes e macronutrientes estejam na quantidade ideal para o nosso dia.

Para tal, é necessário que a dieta seja balanceada, ou seja, sem nenhum tipo de exagero ou falta de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e lipídeos. A melhor forma de ter uma dieta que combine com você e te ofereça tudo que precisa é indo até uma nutricionista capacitada e de confiança, pois esta saberá o que é melhor para ti.

No entanto, o Colégio Web pode te ajudar. Veja algumas dicas que abaixo!

3 pontos importantes para montar uma dieta balanceada

Dicas para montar uma dieta balanceada

Apesar de parecer complicado, montar uma dieta balanceada é muito fácil. Quanto mais alimentos diferentes você comer e em quantidades menores, maiores são as chances de você manter o seu peso com o organismo em perfeito funcionamento.

Confira!

Aposte no colorido

Como já diziam as nutricionistas, o prato quanto mais colorido, melhor! E é verdade. Cada vitamina aparece em cores diferentes, logo, quanto mais cores, maior a variedade você está oferecendo ao seu organismo.

Muitas vezes este prato colorido pode sair caro e trabalhoso, pois teria que lavar e higienizar cada verdura e legume. Então, para driblar este problema, você pode comer 2 cores diferentes em cada refeição ou dividir por dias, sendo em cada um, uma salada diferente, por exemplo.

Diferencie os alimentos que se equivalem

Atualmente, bastamos ir ao mercado e comprarmos o que quisermos por preços que cabem no nosso bolso. Logo, a variedade das prateleiras pode causar confusão na nossa mente, mas saiba que você pode pegar tudo que deseja e ir intercalando.

Carboidratos, por exemplo, são encontrados em cereais e massas. Portanto, você pode comer ao longo da semana, diversos alimentos que sejam similares nutricionalmente. No almoço, batata pode ser uma boa escolha, e na janta, mandioca. De café da manhã, pode comer aveia, chia, gergelim, entre outros. Em relação a carnes, alguns dias cozinhar carne de porco pode ser uma delícia, mas em outros, carne de vaca pode ser ainda melhor, ou peixe.

O ideal é ficar trocando os alimentos para que você nunca enjoe e possa usufruir de todas as qualidades de cada um deles.

Não crie proibições

Tudo que é controlado ao extremo e se torna muito rígido fica difícil de ser seguido por muito tempo. Um dos maiores problemas das dietas são as proibições. Dieta balanceada não tem isso! Até mesmo doces e refrigerantes estão liberados, desde que a pessoa saboreie ocasionalmente.

Caso você goste de bolo no café da manhã, coma todos os dias sem problema nenhum. A não ser que você tenha alguma doença, um pedaço não fará mal algum. Isso vale para tudo!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados