Colégio Web

Dicas de alimentação para diabéticos

Publicidade

Para que a diabetes esteja sempre controlada, é fundamental que o indivíduo tenha uma dieta equilibrada. E como cada organismo tem uma reação perante a doença, por isso não há uma dieta genérica que todos podem seguir; uma visita a um profissional se faz necessária.

Mas, apesar disso, existem alguns alimentos que no geral podem fazer bem ou mal. O pão integral, as massas integrais e o arroz, por exemplo podem ser boas opções, pois são carboidratos como uma digestão lenta, e por isso a glicose é liberada aos poucos, fazendo com que o diabético não tenha picos com relação ao índice glicêmico.

Já os tipos de carboidratos simples, como pães e massas não integrais são mais perigosos, embora não precisem ser totalmente abolidos do cardápio; devem ser consumidos em quantidade moderada (ou como o médico falar).

Diabético Alimentação

Para que o consumo de gordura do dia seja reduzido, o leite pode ajudar. O integral pode ser substituído por desnatado, os derivados também devem ser trocados por opções mais magras.

Carne vermelha é rica em micronutrientes, sendo alguns deles ferro e vitamina B12, por isso é muito boa e deve sempre ser consumida por quem tem diabetes. Apenas as mais gordurosas devem ser evitadas, como a picanha.

Já que uma boa parte dos alimentos devem ser consumidos de uma forma ou de outra de maneira moderada, os legumes e verduras estão liberados. Compostos por boas porções de fibras, vitaminas e minerais eles fazem bem para a saúde e são bastante recomendados.

Os doces são a grande polêmica quando se fala em diabetes. Deve sempre escolher os diets quando há a vontade de comer doce. Porém não se deve exagerar na dose, pois por mais que sejam dietéticos eles podem conter uma quantidade maior de gordura do que os normais.

Quanto aos produtos industrializados, os diabéticos devem ter sempre o hábito de olhar a composição presente na embalagem antes de comprar os produtos. Isso para ver se aquela mercadoria se encaixa em sua dieta e também se não contém nenhum ingrediente que possa ser prejudicial para a doença.

Diabético Dica

Diet x Light

A grande recomendação é que se consuma doces diet. Porém sempre há a confusão com light. Por isso, vale também deixar claro a diferença entre diet e light.

Quando se diz que um alimento é light, significa que há uma redução de pelo menos 25% de algum de seus componentes. Já os produtos dietéticos contam com a ausência total de algum nutriente.

Por isso que o recomendado para os diabéticos são os produtos diet. Essa ausência total de um nutriente significa o açúcar, componente vilão para todo aqueles que tem a doença. O produto light pode ser consumido, desde que em sua composição não tenha açúcar.

A aceitação com a nova rotina de alimentos fica mais fácil quando o diabético compreende que isso tudo é em prol de uma melhor qualidade de vida. Quando ele aceita que terá que consumir novos alimentos, sua cabeça funciona melhor para experimentar novos alimentos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados