Colégio Web

Alimentos funcionais e saudáveis para perda de peso

Publicidade

O maior desafio de quem quer emagrecer é ter uma alimentação saudável. O fator cultural é o que mais influencia nessa dificuldade de encontrar um equilíbrio entre o consumo adequado dos alimentos e o peso ideal na balança. Demais a mais, o país, por ser extremamente industrializado, dificulta para que as dietas ocorram e de maneira correta.

A dieta saudável para emagrecer é aquela que não promove riscos à saúde. Ela também combate outros problemas advindo de maus hábitos, tais como:

  • Infarto;
  • Derrames;
  • Hipertensão;
  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Câncer.

Sendo assim, a alimentação saudável proporciona mais ganhos do que se possa imaginar. Por isso, não perca tempo! Leia detalhadamente esse artigo para entender melhor de que maneira é possível emagrecer sem comprometer a saúde.

Substituição do industrializado por alimentos saudáveis

Alimentação saudável para emagrecer

O consumo excessivo de alimentos industrializados não é a melhor maneira de como emagrecer. A melhor receita para emagrecer começa pela substituição para alimentos naturais, pois eles não apresentam taxas elevadas dos seguintes componentes:

  • Gorduras saturadas;
  • Sódio;
  • Açúcares.

Quem está mal habituado encontrará dificuldades para realizar as mudanças. Recomenda-se, todavia, que a substituição seja gradativa. Fazendo dessa maneira, as chances de a pessoa desistir da dieta para ficar mais magra serão menores.

Opte por alimentos funcionais!

Os alimentos funcionais estão entre os alimentos saudáveis para emagrecer. Alguns dos mais comuns oferecidos pelo mercado, de fácil acesso aos consumidores são:

  • Soja;
  • Aveia;
  • Hortaliças.

Consumir alimentos bioativos, como também é conhecido, ainda que não contenham nutrientes, aumenta a defesa do corpo contra agentes estranhos que possam prejudicar a saúde física e biológica.

Outros alimentos saudáveis para emagrecer

Alimentação saudável emagrecer

O emagrecimento ocorre com base no equilíbrio entre os diversos tipos possíveis de alimentos voltados para a saúde e bem-estar. Frutas não podem ficar de fora da lista, já que oferecem ao corpo tudo que é importante para mantê-lo saudável e também ajuda na redução de peso.

Nas principais refeições é importante que legumes e verduras também estejam presentem. A presença desses elementos favorecerá no emagrecimento, já que muitos deles aumentam a sensação de saciedade, reduzindo, assim, as porções de outros tipos de comidas.

Comportamentos saudáveis para emagrecer

Além da alimentação saudável, é preciso aliar também aos hábitos comportamentos saudáveis. Não adianta realizar dietas que privem qualquer um de se alimentar por longos períodos. Tampouco é producente viver de maneira sedentária.

Há outros tipos de alimentos que podem ser consumidos antes das principais refeições. Recomenda-se que nos intervalos entre as três – que são café da manhã, almoço e janta – os lanches in natura supra as necessidades da pessoa.

Outro aspecto a ser considerado também é a maneira com que a pessoa mastiga. Mastigações leves e controladas evitam que mais porções sejam levadas à boca, pois comer devagar aumenta a sensação de saciedade.

A prática de exercícios aeróbicos com frequência impulsiona no emagrecimento. Basta que um exame de rotina seja feito antes para que futuros problemas sejam evitados. Pessoas que por longo tempo foram sedentárias podem necessitar de um profissional em educação física para evitar lesões nas fases iniciais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados