Colégio Web

5 doenças causadas por bactérias

Conheça detalhadamente 5 doenças causadas por bactérias, que permeiam as nossas vidas e podem representar risco de saúde em crianças e adultos!

Publicidade

As bactérias são microrganismos que vivem livres no meio ambiente ou que vivem parasitando em outros seres vivos. As que vivem parasitando em seres vivos, causando doenças, são conhecidas de patogênicas.

Vamos detalhar algumas doenças que são tão prejudiciais ao homem que podem levar a morte. É interessante que tenhamos algum conhecimento sobre essas doenças, a fim de evitarmos o seu contágio.

Doenças causadas por bactérias

bacteria

Pneumonia

A pneumonia é uma doença que aparece no aparelho respiratório, se caracterizando por inflamação nos pulmões. É por meio deles que respiramos, pois é o nosso órgão principal, que carrega por meio do sangue, o oxigênio para as células do nosso corpo. O contágio é de forma direta pelo contato com pessoas doentes e objetos como pratos e talheres usados por pessoas contaminadas.

Difteria

É uma doença comum em crianças que ataca a laringe de forma que dificulta a respiração, produzindo placas de pus. Essa doença pode levar a criança à morte se não tratada a tempo. O contágio é realizado de forma direta com a pessoa contaminada e os objetos que utiliza, como pratos e talheres. Essa doença é combatida por meio de vacinação em massa, pois podem ocorrer epidemias.

Tétano

É uma doença causada pela penetração da bactéria por meio de corte, arranhão ou qualquer outra lesão da pele por onde ela ingresse. A transmissão é realizada pelo contato direto com pessoas contaminadas ou por meio do bacilo causador da doença que está no ar, na terra, no lixo e na ferrugem. É uma doença que pode levar o indivíduo à morte. Essa doença pode ser evitada protegendo a região afetada e por meio da vacina antitetânica.

Coqueluche ou tosse comprida

É uma doença que atinge a região das vias respiratórias (nariz, laringe, traqueia), brônquios e bronquíolos. Seus sintomas são tosse excessiva e dificuldades para respirar. É uma doença que, geralmente, ocorre com crianças. A transmissão é realizada pelo contato direto da pessoa contaminada por meio das gotículas da saliva ou por objetos contaminados. A coqueluche pode ser evitada por meio da vacinação.

Meningite

É uma doença provocada por bactérias conhecidas como meningococos (tipo A, B ou C). Essas bactérias inflamam as membranas que envolvem o cérebro, as meninges. Os sintomas da doença são: forte dor de cabeça, pressão na nuca e febre alta. A transmissão é realizada pelo contato direto com a pessoa contaminada por meio da fala, da tosse, do espirro e da saliva. Evita-se a doença por meio da vacinação.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados