Colégio Web

Localização histórico-cultural – A Revolução Francesa

Publicidade

A localização histórico-cultural – A revolução Francesa.
ORIGEM DO MOVIMENTO – O Romantismo, como movimento literário, surgiu, quase que ao mesmo tempo, na Alemanha e na Inglaterra.

INÍCIO NA ALEMANHA – Surgiu em 1774, com a publicação do romance Werther, de Goethe (Johann Wolfang Goethe). O autor lança as bases definitivas do sentimentalismo romântico e sugere a fuga, o escapismo pelo suicídio.

INÍCIO NA INGLATERRA – Surgiu nos primeiros anos do século XIX, por meio da poesia de Lord Byron (pregava tristeza e morte) e por meio dos romances históricos de Walter Scott.

INÍCIO NA FRANÇA – A influência da poesia rebelde, social e declamatória de Victor Hugo deu o tom exaltado e grandiloqüente da poesia de Castro Alves aqui no Brasil.

INÍCIO EM PORTUGAL – Surgiu em 1825, com a publicação de Camões, de Almeida Garret.

INÍCIO NO BRASIL – Surgiu em1836, com a publicação do livro de poesias Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães. Fica, pois, evidente que o Romantismo brasileiro iniciou-se pela poesia. Só em 1843, surgiu o primeiro romance romântico

MOVIMENTOS HISTÓRICOS – Na França, a Revolução Francesa; no Brasil, a Independência.

ORIGEM DO NOME– “Romantismo” provém dos romances medievais, narrativas fantasiosas, muito difundidas entre as pessoas do povo, que continham três ingredientes básicos: amor, aventura, heroísmo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados