Colégio Web

O que são neurônios e sinapses

Publicidade

O sistema nervoso é responsável pela percepção do ser humano de sons, sentimentos, gostos, cheiros, dores, fome e sede. O corpo captura todas as informações do meio externo, traz para o meio interno, onde essa informação é interpretada pelo sistema nervoso para que possamos sentir algo. Sentir dor, sentir fome, sentir um cheiro, etc.

Neurônios

Neurônios são as células que formam o tecido nervoso junto com as células de neuroglia. Esta é a célula responsável pela condução do impulso nervoso. Ou seja, é ela que vai captar a informação do meio externo que precisará ser interpretada para que possamos então sentir algo efetivamente.

A informação da luz ou do calor, por exemplo, acontece uma diferenciação do potencial elétrico entre a parte interna e a parte externa da membrana plasmática, essa diferença é então propagada para a extensão da célula.

O neurônio é o básico tanto do cérebro quando do sistema nervoso como um todo. Ele que faz todas as outras coisas caminharem.

neuronios

Os neurônios não são células convencionais, pois se parecem com um pom-pom comprido. Os dendritos são a parte fofa do pompom, o axônio é o caule do pompom. O corpo celular é o que segura os filamentos do pompom e a bainha de mielina cobre o caule.

Uma curiosidade sobre os neurônios: um adulto possui cerca de 85 bilhões de neurônios no corpo.

Dendritos

São os pequenos filamentos, responsáveis por captar a informação que necessita ser captada a ser interpretada.

Axônios

É o filamento alongado pela célula, ele transmite todos os impulsos nervosos.

Corpo celular

Guardo o núcleo celular.

Bainha de mielina

Uma substancia que protege o axônio para conduzir os impulsos com mais rapidez.

Sinapses

A comunicação feita entre neurônios é feita através de sinapses nervosas. Essas sinapses podem ser químicas ou elétricas.

A sinapse não ocorre apenas para a comunicação entre neurônios. Ela também pode estabelecer uma comunicação entre neurônios com células musculares, ou até entre neurônios com células glandulares.

Existem quatro tipos de principais sinapses:

sinapses

Axo-somático

Acontece a comunicação entre um axônio e um corpo celular.

Axo-dentrítico

Entre um axônio e um dendrito.

Neuroefetor

Entre a terminação nervosa e a célula efetora.

Neuromuscular

Entre a terminação nervosa e a fibra muscular esquelética.

Enquanto os tipos de sinapses se dividem entre sinapse químicas ou elétricas:

Sinapse química

A sinapse química é quando a sinapse ocorro devido aos neurotransmissores, que poderia ser caracterizado como um botão que liga dois neurônios para que seja possível a comunicação entre eles.

Sinapse elétrica

Essa outra maneira de se acontecer a sinapse não necessita dos botões para fazer a ligação do neurônios que assim ocorrer a comunicação entre eles. Nesse caso, a comunicação ocorre por passagem direta de íons por meio de junções abertas.

Essa transmissão é muito rápida mas não é muito versátil em relação ao controle de neurotransmissão.

Durante o momento de desenvolvimento do ser humano, existem essas duas maneiras de se ocorrer a sinapse, porém com o passar do tempo, passa a se estabelecer apenas a sinapse química no ser humano.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados