Colégio Web

O que são mecanismos de coesão?

Publicidade

Você tem ideia do que significa coesão? Pois bem, é isso mesmo que estou fazendo agora e que você está lendo! Mas, claro que vou explicar ainda melhor. Coesão pode ser definido como quando escrevemos um texto que tenha ligação entre uma palavra e outra, e ainda mais, uma certa conexão de pensamentos.

Portanto, tudo o que estou escrevendo tem sentido, e você, claro, está lendo e conseguindo captar todas as minhas informações, porque você certamente consegue entender tudo o que eu digo e interpretar de maneira a imaginar até mesmo as coisas em sua mente. Portanto, coesão nada mais é do que você interligar uma palavra com a outra, levando um sentido para quem lê.

Mas, para que essa coesão seja feita da melhor maneira, existem alguns tipos de técnicas que podem ser aplicadas e que estou utilizando agora mesmo. Essas técnicas também são chamadas de “mecanismos de coesão”. Conheça alguns deles agora mesmo, confira:

mecanismos de coesão

Tipos de mecanismo de coesão

Por preferência ou coesão referencial: neste caso, para que seu texto seja bem coeso e que o leitor possa entender toda a conexão entre as palavras, são os provérbios, artigos e pronomes que vão levar o devido sentido ao texto. Sendo assim, com todos estes artifícios da língua portuguesa, o seu texto vai ganhar uma maior agilidade para quem lê e também escreve o tal artigo.

Por referência exofórica: essa recebe o nome de “exofórica” justamente porque faz referência a algo que está localizado fora do texto, que no caso se trata de um elemento. Veja um exemplo: “a gente era pequena naquele tempo”. Naquele é no caso o elemento exofórico da frase.

Por referência endofórica: e já que falamos da que está do lado de fora que se trata da exofórica, agora vamos falar de quem está do lado de dentro, que claro se trata da endofórica. Veja um exemplo bem fácil de entender: “lá estava ela, ali parada, minha namorada”. A palavra “ela” nada mais é do que uma referência endofórica.

O que são mecanismos de coesão

Dica de redação

Para que você sempre escreva textos coesos e que seus leitores possam entender tudo o que deseja transmitir de informação, é preciso saber usar e abusar de algumas técnicas. Vamos a algumas dicas:

  • Seja claro e objetivo
  • Não enrole muito, vá direto ao ponto
  • Tenha exatidão
  • Seja coerente aos fatos

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados