Colégio Web

Diferenças entre os Tipos e Gêneros Textuais

Publicidade

A língua portuguesa é muito complexa ampla. Não é nada fácil de aprender! Há muitas técnicas e regras a serem observadas e estudadas. Por isso, você não deve deixar para estudar na última hora. Falar e escrever corretamente pode ajudá-lo e muito na sua carreira profissional.

Sendo assim, não perca tempo! Vamos observar e entender mais sobre a diferença entre tipos textuais e gêneros textuais.

Podemos entender que texto é a decodificação de signos linguísticos interpretados de acordo com o nível de conhecimento de cada indivíduo. O texto é a forma de expressão das ideias, dos pensamentos seguindo padrões e normas de uma língua. Deve seguir uma estrutura, uma forma linguística (regras), um padrão de norma culta (escrita ou falada).

O texto deve seguir uma coesão, uma sequencia lógica, uma ligação entre as palavras tornando claro e objetivo o seu conteúdo. É necessário coerência para compreensão, interpretação e entendimento das palavras. O texto é uma mensagem, é uma informação é um ato de reflexão.

O tipo textual é a forma ou estrutura das sequencias linguísticas encontradas em cada texto.

Tipos textuais

Diferença entre os Tipos e Gêneros Textuais

Texto narrativo: o texto pode ser uma narrativa. As narrativas são uma sequência de acontecimentos, reais ou imaginários. Podemos narrar fatos que marcaram a nossa infância ou qualquer acontecimento que queremos registrar por meio da escrita – texto.

O tempo de verbo usado na narrativa é o passado. Existe uma ligação do narrador e do leitor

Exemplo de narrativa: Cora Coralina. As cocadas. São Paulo: Global.

Texto descritivo: como menciona o nome, é um texto que descreve. É o contar minuciosamente sobre um objeto, pessoa, animal ou assunto. Encontramos o uso predominante do adjetivo. O texto descritivo pode ser denotativo ou conotativo. No sentido denotativo usamos a linguagem clara e objetiva. Já no sentido conotativo usamos várias figuras de linguagem dando sentido figurado e até mesmo pejorativo.

Texto dissertativo: o texto dissertativo é um texto temático. Existe um tema e assunto a ser tratado e desenvolvido. O verbo é o presente, e geralmente, é utilizada a primeira pessoa do plural – nós. É necessário interpretar o que se escreve, argumentando. É um texto de análise, interpretação de fatos e ideias reais com cunho informativo.

Texto argumentativo: é o texto que tem como objetivo principal convencer o leitor sobre determinado assunto. Quando mencionamos fatos alternativas para ajudar na argumentação ou na solução para determinado problema, entendemos que esse texto é dissertativo-argumentativo. Exemplo: é o tipo de texto usado no exame do ENEM.

Texto injuntivo ou Instrucional: são textos que ensinam a fazer algo. São textos que indicam a realização de uma ação. Exemplo: bula de remédio, receita culinária, manuais, leis, entre outros.

Gêneros Textuais

O Gênero Textual está relacionado com as diferentes formas de expressão.  É a forma que nos comunicamos por meio da escrita ou da fala. Expressam as manifestações culturais, o conhecimento e ideias de cada indivíduo. É a busca por um novo estilo ou técnica de expressão. A cada dia, um novo estilo pode surgir.  O gênero textual pode ser literário ou não.

Na literatura, temos como exemplo os contos, a poesia, a crônica, a prosa, o poema, entre muitos outros.

No nosso dia-a-dia o gênero textual se manifesta por meio de e-mails, cartas, conversas ao telefone.

Agora vamos colocar em prática o que foi aprendido. Boa sorte!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados