Colégio Web

Dia do Professor – 15 de Outubro

15 de outubro é comemorado o dia do professor.

Publicidade

 

Professor ou docente é aquele profissional qualificado para ensinar uma arte, alguma atividade, uma ciência ou língua. O professor é a figura mais importante para a formação de um indivíduo.

Ser PROFESSOR é uma das profissões mais antigas da humanidade, sendo a precursora de todas as outras. Até Platão, em seu livro A República já retratava a importância do professor para a formação do cidadão.

Mas, é importante lembrar que o papel do professor é bastante diferente do papel do pai, pois hoje muitos confundem tais funções! A do pai e mãe (ou responsável) é ensinar, formar um profissional, já a dos pais, é educar para a vida. Ensinando noções básicas de educação.

O professor desempenha o papel importantíssimo em outros países, sendo que em cada um deles, o método de ensino e de profissão são diferenciados:

  • Brasil: No Brasil o professor leciona para todos os níveis educacionais que vai desde a educação infantil até técnico.
  • Portugal: Em Portugal, na carreira acadêmica (universitária), a progressão é Professor Auxiliar, Professor Associado e Professor Catedrático.
  • Estados Unidos: Nos EUA o termo professor é dado somente àqueles que ministram aulas em Escola de Ensino Superior, os que lecionam em ensino médio ou fundamental são chamados de ‘Teachers’, já os Professors se dedicam exclusivamente à atividade de pesquisa alem de orientação a alunos de pós-graduação.
  • Reino Unido: No Reino Unido, o nome professor é restrito somente a aqueles que lecionam em Universidades. Já os que têm nível de doutorado são chamados de Lecturers. Seguem-se os níveis de Senior Lecturer, Reader e, finalmente, Professor, este último atingido apenas por um número muito pequeno de indivíduos que normalmente são chefes de departamentos acadêmicos ou detêm uma cátedra pessoal.

O profissional

Para se tornar um professor, seja de qualquer área, é necessário fazer uma faculdade com habilitação em Licenciatura Plena, escolhendo a partir daí matérias voltadas a área pedagógica.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para professores (qualificados) é bastante amplo. As principais matérias escolares são (a partir da 5ª série): História, Geografia, Inglês, Português (Gramática, redação e literatura), Ciências (física, química e biologia), matemática e para cada uma delas existe um profissional específico para lecionar.

Já os professores de educação infantil como os pedagogos, o ensino é um pouco diferente, pois insere somente algumas matérias voltadas exatamente ao público infantil.

Salário

O piso salarial de um professor no Brasil ainda não é um dos melhores, sendo ele de R$ 1.024. Para a CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação -, esse valor deveria ser de R$ 1.312.

15 de outubro

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras“.

Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. Mas, somente depois de 120 anos, aconteceu a primeira comemoração ao dia dos professores. Na rua Augusta 4 (quatro) professores tiveram a ideia de organizar uma pequena parada para descansar. O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

Essa comemoração repercutiu pelo país até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados