Colégio Web

Motivos para rever o conteúdo após as aulas

Quem nunca teve dificuldade ao tentar lembrar todo o conteúdo visto em um único dia de aulas? Veja porque rever as matérias depois de ir à escola!

Publicidade

Quem nunca teve dificuldade ao tentar lembrar todo o conteúdo visto em um único dia de aulas? As diversas matérias e as informações dadas não ficam facilmente consolidadas em sua mente, e grande parte pode facilmente ser perdida.

E mesmo que você se lembre dos detalhes cruciais, com o passar dos dias, justamente as partes mais importantes podem lentamente ir sumindo de sua memória, e acabarem no esquecimento completo.

O processo de aprendizado é ainda de certa forma um mistério, afinal a mente humana é completamente única e individual, mesmo que suas funções sejam praticamente as mesmas. Justamente por isso, existem diversas técnicas de aprendizado e estudo para a exata mesma matéria, para cobrir a necessidade de diferentes pessoas de adquirir o aprendizado.

As diferentes memórias

O motivo principal de nossa dificuldade de continuar a recordar algo a longo prazo é justamente a diferenciação entre a memória de curto prazo e a memória de longo prazo.

A memória de curto prazo é principalmente composta de fatos recentes, normalmente não compondo mais de horas após o evento. Não se classifica uma memória como curta se você se recorda dela por mais de um dia. Essa memória é facilmente esquecida e deixa de pouco a nenhum traço após isso.

Motivos para rever o conteúdo após as aulas

Já a memória de longo prazo é composta de fatos que você ainda se recorda após dias, meses ou anos. Basicamente, o que permite transferir a memória de curto prazo para longo prazo é um processo de consolidação da memória.

E justamente isso que você deve fazer sempre que uma matéria importante for vista em sala de aula. Ao rever o conteúdo das aulas, você conseguirá consolidar o conteúdo. Certas matérias necessitarão ser revistas mais de uma vez para esse processo de consolidação ocorrer.

Durante a revisão

A revisão de uma matéria não deve consistir de você simplesmente reler ela o tempo todo. Revisar uma matéria é muito mais detalhado que isso.

Inicialmente, antes da revisão, é necessário montar uma estratégia de estudos para que ela seja efetiva no período que você possui.

Estudar por mais de duas horas seguidas pode ser não muito efetivo para alguns, enquanto para outros, estudar o máximo possível antes de parar é a estratégia ideal.

Motivos para rever o conteúdo após as aulas

Planeje cuidadosamente sua rota de estudos para que você tire o máximo de proveito no condicionamento de sua memória, sem se manter muito exausto com os estudos que estiver fazendo. Se houver matérias que você não gosta mas precise estudar, se foque nelas antes de ver as que te interessam mais.

Mais de uma vez

É necessário enfatizar que o processo de consolidação de uma memória não é instantâneo, e pode demorar dias, ou até semanas. Não adianta, no entanto, estudar com constância durante toda a semana, pois a memória estará fresca mas poderá rapidamente ser perdida.

Afinal, um exemplo disso são todas as matérias que você estudou correndo para provas e atualmente não lembra de nada. Estudou dias e dias, mas atualmente não consegue lembrar daquilo que estudou maior em quantidade, mas do que estudou da forma certa, você tem maior facilidade em lembrar certo?

Pense dessa forma, a consolidação de uma memória é feita em estágios, e é necessário um intervalo entre esses estágios.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados